Menu
Paraíba

Paraibano figura na lista dos possíveis substitutos de Teori Zavascki no STF

Apesar do luto, as especulações nos bastidores já apontam uma lista de "favoritos" possíveis substitutos

Da Redação do Diamante Online

24/01/2017 às 10:35 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O jurista paraibano e ministro do Superior Tribunal de Justiça Herman Benjamin consta na lista dos nomes especulados para assumir o cargo no Supremo Tribunal Federal, em substituição ao ministro Teori Zavascki, falecido em desastre aéreo na última quinta-feira (19).

Nascido em Catolé do Rocha, o paraibano de 59 anos tem uma longa carreira no Direito. Iniciou-se bacharel em Direito pela UFRJ, depois Mestre em Direito pela Universidade de Illinois, nos EUA. Foi Promotor de Justiça em São Paulo, de 1982 a 2006, e professor de Direito Ambiental das Universidades do Texas e a Católica de Brasília.

Herman Benjamin é considerado um dos juristas mais qualificados do país, tendo redigido várias leis (entre elas, o Código do Consumidor).

Entre outros possíveis juristas a assumir o cargo no STF, estão os juristas do STJ estão Benedito Gonçalves, Nancy Andrigui, Luís Felipe Salomão e Mauro Campbell.

Marcus Vinícios Furtado Coêlho, ex-presidente da OAB; Clémerson Clève; o tributarista Heleno Torres, que chegou a quase assumir no STF, mas foi substituído por Luís Roberto Barroso; e o juiz Sérgio Moro, de Curitiba.

 

ClickPB

Tópicos
Anúncio full