Menu
Paraíba

MPF no Ceará denuncia cursinho da Paraíba por fraude no Enem e em vestibulares

Professores da instituição respondiam as provas e passavam os gabaritos para estudantes por mensagens de celular

Da Redação do Diamante Online

28/01/2017 às 15:14 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Um cursinho pré-vestibular com sede em Campina Grande é apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) no Ceará como atuante em esquema de fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a denúncia, professores da instituição respondiam as provas e passavam os gabaritos para estudantes por mensagens de celular.

Segundo as investigações, os beneficiados com o esquema eram alunos do cursinho. Sete pessoas foram denunciadas pelo MPF, incluindo os dois proprietários da instituição de ensino. Ainda conforme o órgão, o grupo agiu em quatro municípios do Ceará – Juazeiro do Norte, Barbalha, Porteiras e Brejo Santo – facilitando a aprovação indevida de vários estudantes, principalmente em cursos de Medicina nos anos de 2013 e 2014.

Para possibilitar a fraude, alguns candidatos eram indevidamente inscritos como sabatistas – indivíduos que, por questões religiosas, guardam o sábado, suspendendo atividades laborais até o pôr do sol. Esses candidatos, como todos os sabatistas, entravam nos locais de prova no mesmo horário dos demais candidatos, porém, apenas iniciavam o exame no horário noturno. No momento em que as provas já haviam sido resolvidas por professores membros da associação criminosa, o gabarito era enviado para os que fariam a prova à noite.

Outras estratégias também foram utilizadas pela organização como: inscrições indevidas de estudantes como deficientes visuais, os quais recebiam uma prova ampliada e possuíam uma hora adicional para a resolução; e inscrições indevidas de candidatos como estudantes de escola pública, mesmo que não o fossem, a fim de possibilitar o ingresso pelas vagas reservadas para o sistema de cotas.

O MPF requer à Justiça Federal a condenação dos réus por associação criminosa e a adoção das medidas cabíveis para que as aprovações dos denunciados sejam devidamente anuladas, com os consequentes desligamentos dos cursos ingressados.

Portal Coreio

Anúncio full