Menu
Paraíba

Governo discute gestão e cobrança de tarifa por água da transposição

As águas da transposição vão beneficiar os estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte

Da Redação do Diamante Online

16/02/2017 às 14:48 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O governador Ricardo Coutinho (PSB) participou de reunião nesta quarta-feria (15), em Brasília, para discutir a gestão das águas da transposição. A principal preocupação dos gestores nordestinos diz respeito à cobrança da tarifa, que ficará a cargo dos governos estaduais. Além de Coutinho, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), também participou do encontro com os ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho, e da Casa Civil, Eliseu Padilha. As águas da transposição vão beneficiar os estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Um dos consensos repassados pelos ministros é que o custo do processo de transporte da água será repassado à população. “Estamos discutindo para que a tarifa seja a menor possível e que haja pouco impacto na vida do cidadão”, explicou o secretário de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo. Outra reunião foi marcada para o início do próximo mês e a perspectiva, ainda de acordo com o secretário, é que esta seja a derradeira, na qual os representantes dos governos estadual e federal cheguem a um acordo final. A previsão é que as águas da transposição comecem a chegar neste semestre aos municípios paraibanos.

O governador Ricardo Coutinho esteve acompanhado na reunião do secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo, e do secretário Executivo da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga. “Fizemos mais uma rodada para decidir o modelo de gestão, a forma de cobrança da tarifa da transposição e as garantias que são exigidas pelo governo federal para que possamos colocar o sistema em operação”, explicou o secretário João Azevedo, após o encontro. Durante a reunião, Ricardo e os demais governadores entregaram aos ministros Eliseu Padilha e Helder Barbalho uma carta com 12 tópicos, com pleitos, sugestões e recomendações sobre a transposição das águas do Rio São Francisco.

Jornal da Paraíba

Anúncio full