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Paraíba

Ação de varredura contra "gatos" de energia é executada no Sertão da Paraíba

O cliente regular acaba pagando a conta resultante da prática de furto, já que parte do valor desviado é acrescido ao valor da tarifa, além de impactar a qualidade do fornecimento

Da Redação do Diamante Online

24/08/2017 às 09:55 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Os famosos “gatos” são responsáveis por um grande volume de energia desviado todos os anos. Para combater essa prática criminosa, a Energisa aumentou em 40% seu efetivo do Departamento de Combate às Perdas, realizando só no ano de 2017 a regularização de mais de 7500 “gatos”, com 33 prisões no estado da Paraíba.

As ações ostensivas são contínuas em todo o estado e nesta quarta feira, 23, haverá uma ação em regime de mutirão na região de Sousa que contará com reforço de equipes (o dobro do efetivo da região Oeste). O mutirão de fiscalização na região deve durar 30 dias.

As perdas de energia em todo o estado somam 109 GWh, sendo que 13 GWh estão na região de Sousa. A área de Combate a Perdas espera recuperar 1 GWh com esta ação, o que seria suficiente para atender 7.900 unidades consumidoras no estado.

O furto de energia causa grandes prejuízos, não só para a distribuidora, que chega a ter um déficit de, aproximadamente, R$ 71 milhões no seu faturamento anual, mas também para o estado da Paraíba, que deixa de arrecadar R$ 19 milhões em ICMS. Esses recursos poderiam ser destinados a áreas como saúde, segurança e educação.

Importante ressaltar que furto de energia é crime de acordo com o Código Penal, Art. 155, e o responsável pode ser condenado a até 8 anos de cadeia. Durante a fiscalização, a polícia será acionada e o furtador deve ser preso, sendo indiciado em inquérito criminal.

O cliente regular acaba pagando a conta resultante da prática de furto, já que parte do valor desviado é acrescido ao valor da tarifa, além de impactar a qualidade do fornecimento de energia em sua residência e de trazer riscos à sua segurança. O cliente pode e deve denunciar pelos nossos canais de atendimento.

Assessoria

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