Menu
Paraíba

Dobra número de casos de carros clonados na Paraíba em 2017, diz Detran

Somente em 10 meses foram registrados 108 carros clonados, mais que o dobro dos 52 casos registrados em todo ano de 2016.

Da Redação do Diamante Online

19/10/2017 às 18:46 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Mais que dobrou o número de casos de carros clonados na Paraíba somente em 10 meses de 2017 em comparação a todo ano de 2016. Conforme dados divulgados pelo Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), de janeiro até o início de outubro de 2017 foram registrados 108 processos de clonagem de veículos, número superior ao dobro dos 52 casos de clonagem de veículos notificados pelo Detran-PB nos doze meses de 2016.

De acordo com o delegado Getúlio Lira, titular da delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), explicou que o trabalho tem sido feito com mais intensidade, ainda que os métodos adotados pelas organizações criminosas tenham evoluído e dificultado as ações de desarticulação do esquema.

Getúlio Lira explica ainda que o sistema de clonagem se refere a modificação da identificação do veículo, as quadrilhas roubam o veículo e transferem a numeração de um carro para outro através da placa, “o carro passa de 15 a 20 dias na perícia após a apreensão, a perfeição da clonagem é tão grande, que dificulta o trabalho dos peritos na identificação dos sinais originais do veículo” afirma o delegado.

Conforme dados atualizados pela delegacia de roubo e furto de veículos, no ano passado, durante o período de janeiro a setembro, foram registrados na delegacia 923 carros roubados, já neste ano, no mesmo período, esse número já ultrapassou, foram registrados até o mês de setembro, 1040 carros roubados, deste total, a polícia mantém uma média de 80% de carros apreendidos e boa parte deles apresentam placas clonadas.

O mais comum e ainda mais grave é que essas quadrilhas roubam os carros para praticar outros crimes de diferentes naturezas, como homicídios, sequestros, tráfico de drogas e contrabando. O delegado afirmou que dentro destas estatísticas é comum o registro de veículos que são roubados em outros estados e levados para o estado da Paraíba.

Por G1 PB

Tópicos
Anúncio full