Menu
Paraíba

TCE-PB lança nova ferramenta de monitoramento que detalha gastos com combustível nos municípios

As informações sobre gastos com combustível nos 223 municípios paraibanos estão disponíveis num só painel, hospedado no Portal do TCE.

Da Redação do Diamante Online

08/11/2017 às 10:23 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Quer saber quanto o seu município gasta com combustível? E quanto ele poderia economizar? O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba tem agora uma nova ferramenta capaz de detalhar, com dados oficiais, o consumo de combustível pelas frotas municipais.

O presidente do TCE-PB, conselheiro André Carlo Torres Pontes anuncia que a partir desta terça-feira (07), já está à disposição da sociedade, por meio do Portal do Tribunal de Contas, a nova ferramenta tecnológica do sistema de acompanhamento de gestão: o Sagres Combustível.

Ela aponta a eficiência das despesas municipais com combustível de 2008 a 2017. O cálculo é definido a partir dos gastos com aquisição de combustível e as necessidades dos municípios.

A pesquisa do TCE, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mostra um levantamento de quanto cada município gastou com combustível e distâncias percorridas. As necessidades por combustível dos municípios paraibanos decorrem principalmente das áreas de educação (transporte de estudantes) e saúde (deslocamentos para atendimento hospitalar/ambulatorial).

Para se chegar a esses resultados o Tribunal de Contas, para os serviços de saúde, fez o mapeamento de todas as rotas com transporte de paciente para consultas e internações na sede e em outro município. Já para a área de educação, foi feito um levantamento de todos os alunos que informaram no Censo Educação que usam transporte escolar. Desta forma, foi possível calcular via Google Maps, a distância dos deslocamentos.

Segundo o presidente do TCE-PB, conselheiro André Carlo, o principal objetivo é ampliar a transparência e fortalecer o controle social sobre o gasto público, atendendo o que recomenda a Lei de Acesso à Informação (12.527/2011). “A nova ferramenta será muito útil ao Tribunal, por ampliar o alcance de captação de dados. E, principalmente, por permitir aprimorar o controle sobre uma despesa geralmente objeto de questionamentos, tanto por parte da população quanto dos órgãos de fiscalização do dinheiro público. E para os gestores, ela servirá como instrumento de planejamento e correção”.

Mas, ressaltou ele, a ferramenta será mais importante ainda para a sociedade, que contará com mais um instrumento capaz de permitir, inclusive, análise histórica dos gastos e exames comparativos da eficiência das despesas com combustíveis pelos municípios. “Estamos colocando à disposição do cidadão e dos gestores públicos, um volume gigantesco de informações da administração municipal, de maneira clara, acessível e transparente”, afirma Torres.

As informações sobre gastos com combustível nos 223 municípios paraibanos estão disponíveis num só painel, hospedado no Portal do TCE.

Diamante Online

Tópicos
Anúncio full