Menu
Paraíba

Mais 12 mil consumidores foram flagrados com "gatos" de energia na PB em 2017

Conforme Energisa, 62 pessoas foram presas por furto de energia no ano passado.

Da Redação do Diamante Online

11/01/2018 às 21:47 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Mais de 12 mil consumidores foram flagrados furtando energia na Paraíba em 2017. Conforme levantamento divulgado pela concessionária de energia elétrica no estado, Energisa, 62 pessoas foram presas por instalar “gatos” de energia no ano passado. O furto total foi de 128,5 GWh, suficiente para abastecer a cidade de Patos, no Sertão paraibano, por cerca de 11 meses.

De acordo com a Energisa, o prejuízo não é apenas da concessionária pois o Governo do Estado poderia ter arrecadado mais de R$ 23 milhões de ICMS em contas que teriam sido geradas se não houvessem os desvios. Além disso, todos os consumidores pagam a conta dos que cometem o crime, uma vez que parte do valor é repassado para a tarifa de energia.

Os “gatos” constatados no ano passado foram regularizados, ainda conforme a Energisa. Fabrício Sampaio, gerente do departamento de combate a perdas da concessionária de energia, explicou que além de criminoso, “o furto de energia é perigoso porque prejudica a rede em que o gato for colocado. Os gatos significam risco de incêndios e choques elétricos”.

G1PB

Tópicos
Anúncio full