Menu
Paraíba

Operação Pipa começa a ser desativada em municípios da PB

A ação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro.

Da Redação do Diamante Online

30/04/2018 às 14:01 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Coordenada pelo Exército, a Operação Pipa pode está sendo desativada na Paraíba. A Operação socorre os municípios afetados com a seca com a distribuição de água. O coordenador da Defesa Civil em Campina Grande, Ruiter Sansão, afirmou que alguns municípios da Paraíba têm recebido, nas últimas 48 horas, um documento do Exército que trata da suspensão temporária da Operação Cem locais de situação de emergência hídrica.]

Em entrevista a Rádio Caturité AM, ele explicou que a suspensão é viável em alguns locais e convocou os administradores dos distritos para que possam comparecer à sede da Aesa e reivindicar os documentos técnicos que fundamentem a suspensão.

– Numa visão técnica eu acredito ser interessante e legal para que a gente faça uma atualização dos dados da população que é atendida. Em alguns casos será necessário a suspensão do abastecimento e em outros eu acredito que a retomada seja feita assim que os municípios apresentem documentos técnicos e a necessidade de demandas de atendimentos – disse.

No final do ano passado, o governo federal definiu que iria encerrar o abastecimento de água de 12 municípios paraibanos que eram contemplados com a Operação Carro-Pipa, realizada pelo Exército brasileiro. A determinação é da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) e do Ministério da Integração Nacional (MI) e já pode mudar a realidade dessas localidades a partir do mês que vem.

As prefeituras desses municípios assinaram um documento em conjunto, que foi enviado ao Ministério da Integração, pedindo a revogação da decisão. Segundo a determinação, o prazo para que essas cidades ficassem de fora da rota da Operação Carro-Pipa era de 180 dias, contados a partir do recebimento da notificação pela cidade.

A operação distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, especialmente no Semiárido nordestino e norte de Minas Gerais. A ação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro.

Na Paraíba 74 municipios paraibanos foram atendidos com carro pipa.

PB Agora

Tópicos
Anúncio full