Menu
Paraíba

Rescisão e acidentes predominam em ações na Justiça do Trabalho

Ainda há um caminho muito longo a ser trilhado na preservação da vida e da saúde do trabalhador nesse país, disse o presidente.

Da Redação do Diamante Online

01/05/2018 às 12:53 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Ações por rescisão mal calculada, acidentes de trabalho e não pagamento de horas extras predominam no Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT13). Neste 1º de maio, dia do Trabalhador, o presidente em exercício no TRT13, Wolney Cordeiro, afirma que ainda há um longo caminho a se trilhar na preservação da vida e saúde do trabalhador no Brasil.

Entre as irregularidades que motivam ações por erros no cálculo da rescisão estão não pagamento de férias proporcional e décimo terceiro salário. Desmistificando a possibilidade da Justiça do Trabalho atuar na maioria das vezes em benefício do trabalhador, o magistrado ressaltou que as ações em que o trabalhador se consagra 100% vencedor correspondem a cerca de 2% do montante que tramita na Tribunal.

Os números comprovam que a Justiça do Trabalho age de forma imparcial, frisou. Ele também fez críticas à Reforma Trabalhista aprovada pelo Congresso Nacional e considerou que a nova norma trouxe um insegurança jurídica difícil de contornar.

Em relação aos acidentes de trabalho, o magistrado considerou algo preocupante e que precisa ser combatido.

Acidente de trabalho é algo preocupante porque é algo que milita contra a vida e saúde do trabalhador. Temos registrado um crescimento bastante expressivo das ações nas quais se discute ou o acidente ou o adoecimento do empregado. São ações muito complexas, que envolvem perícia e uma análise mais aprofundada da Justiça. Ainda há um caminho muito longo a ser trilhado na preservação da vida e da saúde do trabalhador nesse país, disse o presidente.

MaisPB

Tópicos
Anúncio full