Menu
Paraíba

Empresa espanhola anuncia construção do maior parque eólico da América Latina na PB

O complexo eólico, que deverá ter uma capacidade instalada total de 471 megawatts (MW), será formado por 18 parques eólicos. Esta produção será adicionada aos 94,5 MW já em geração.

Da Redação do Diamante Online

30/06/2018 às 15:01 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Iberdrola construirá o maior complexo eólico da região até o momento no Brasil . A instalação ficará localizada na Paraíba, um dos estados mais ventosos da América. O complexo eólico, que deverá ter uma capacidade instalada total de 471 megawatts (MW), será formado por 18 parques eólicos. Esta produção será adicionada aos 94,5 MW já em geração.

O complexo paraibano será localizado em Santa Luzia. Três dessas instalações já estão operacionais, enquanto as 15 restantes estão em construção. Santa Luzia é uma das regiões mais ventosas da América.

A Iberdrola é uma empresa espanhola que atua na distribuição de gás natural e na geração e distribuição de energia elétrica. Em 2006 comprou a Scottish Power por 11,6 bilhões de libras. É considerada a 5ª marca mais valiosa da Espanha, avaliada em 5,322 milhões de dólares.

Iberdrola desenvolve este projeto no Brasil com a ajuda da Siemens Gamesa. A Siemens Gamesa foi selecionada para ajudar a realizar este projeto no Brasil. A empresa será responsável pelo fornecimento de turbinas eólicas SG132 de 3.4 MW para os locais.

De acordo com a informação compartilhada pela Siemens, está prevista a instalação de 136 turbinas até 2023. Este modelo é um dos mais novos e mais eficientes do mercado, com pás de 65 metros.

Como parte das vantagens oferecidas, a empresa indica que o projeto criará empregos locais. A Iberdrola deverá contratar mais de 1200 trabalhadores para construir essas instalações. Além disso, as turbinas serão fabricadas na planta de Camaçari, na Siemens, no estado da Bahia.

As obras serão de responsabilidade da subsidiária brasileira da empresa, a Neoenergia. A referida empresa tem uma capacidade instalada de 1000 MW tanto em suas instalações operacionais quanto nas que estão em construção. Como resultado, o Brasil se tornará o país que produzirá a maior capacidade de energia eólica para a Iberdrola.

Criações Iberdrola no Brasil
Após a integração da Elektro na Neoenergia, a Iberdrola cresceu e agora está promovendo a criação de uma das maiores concessionárias brasileiras. Isso poderia ajudar o país a emergir como um líder latino-americano em energia.

A Iberdrola garante seu compromisso com o desenvolvimento energético, bem como com o desenvolvimento econômico e social do país e dos cidadãos brasileiros. Está presente em 16 estados do país em geração, transporte, distribuição e venda de energia.

A Neoenergia tem cerca de 13,6 milhões de pontos de fornecimento, todos operados por suas quatro empresas: Coelba, Celpe, Cosern e Elektro. Sua área de concessão engloba quase 840.000 km2 e fornece energia para mais de 34 milhões de pessoas.

Segundo a Expansión , o projeto implicará um investimento de cerca de 1 bilhão de euros. Com informações de O Petróleo

Paraíba Já

Tópicos
Anúncio full