Menu
Policial

Polícia Civil identifica policial que apontou arma para repórter

Delegado-geral diz que vai apurar todas as circunstâncias e se a culpa dele for confirmada, o policial será afastado.

Da Redação do Diamante Online

26/10/2017 às 12:17 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Polícia Civil identificou o policial que agrediu e apontou uma arma para o repórter do Portal MaisPB, Albemar Santos. Trata-se do agente José Alves da Silva, lotado na 10ª Delegacia Distrital de Cruz das Armas em João Pessoa.

O delegado-geral da Polícia Civil, João Alves, disse que o fato será apurado. “Vamos apurar todas as circunstâncias e se a culpa dele for confirmada, afastaremos sem nenhuma preocupação. Lamento o ocorrido porque a Polícia Civil é para dar segurança ao cidadão. Trago minha solidariedade para o Albemar Santos e a todos da imprensa”, disse o delegado geral, em entrevista ao 60 Minutos, do Sistema Arapuan de Comunicação.

Após o ocorrido, ontem, o procurador-geral de Justiça Francisco Seráphico da Nóbrega determinou o envio de ofício ao delegado-geral da Polícia Civil da Paraíba requisitando a adoção de providências para apurar o caso de agressão. O policial civil, segundo o MPPB, foi entregar documentação no Núcleo Criminal do órgão.

O repórter do Portal MaisPB, Albemar Santos, fazia a cobertura jornalística do caso do prefeito interino de Bayeux, Luiz Antônio (PSDB), acusado de pedir propina ao empresário Ramon Acioly, que prestaria depoimento no MPPB.

Houve um desentendimento entre o policial e o profissional de imprensa, e o policial sacou a arma para o repórter. O policial teria se irritado com a aglomeração de profissionais de imprensa que aguardavam por depoimento no estacionamento do prédio do órgão público.

Tanto a Associação Paraibana de Imprensa (API) quanto o Sindicato dos Jornalistas repudiaram a ação do policial civil e pediram providências.

Veja a nota do Sindicato dos Jornalistas, assinada por Land Seixas:

“O Sindicato dos Jornalistas da Paraíba repudia veementemente toda violência contra os profissionais de imprensa de nosso Estado e lamenta profundamente que em menos de uma semana tenham sido registradas duas graves violações ao exercício profissional da categoria. Ao mesmo tempo que cobramos rigor na punição ao policial que deveria proteger e não ameaçar gratuitamente, prestamos nossa solidariedade a Albemar Santos, aviltado no exercício de sua missão de informar”.

Leia a nota da API, assinada por João Pinto:

“O presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), João Pinto, informa que, após assistir o vídeo divulgado na internet, ficou surpreso com a atitude do policial civil. Mesmo que ele ainda não tenha sido identificado, a presidência garante que irá entrar em contato com o secretário de segurança pública para que a pessoa seja encontrada e punida na forma da lei. É inadmissível que um repórter, durante o exercício de seu trabalho, tenha que se agachar para não ser atingido, pois tal como o policial, ele também estava em atividade”.

clickpb

Tópicos
Anúncio full