Menu
Policial

PF prende suspeitos de integrar quadrilha de tráfico internacional de drogas no Aeroporto do Galeão

Agentes da PF tentam cumprir 36 mandados de prisão, dois contra funcionários da Receita Federal e mais de 30 contra funcionários de empresas aéreas.

Da Redação do Diamante Online

20/12/2017 às 12:23 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Polícia Federal prendeu, até às 17h desta terça-feira (19), 29 pessoas suspeitas de fazer parte de uma quadrilha de tráfico internacional de drogas que atua no aeroporto internacional Tom Jobim, o Galeão. Ao todo foram expedidos 36 mandados de prisão e um mandado de condução coercitiva contra funcionários que trabalham dentro do aeroporto, incluindo empregados da Receita Federal. Segundo a polícia, esta é a maior operação realizada no Galeão.

A investigação sobre a Máfia do Galeão começou em fevereiro deste ano, quando a PF descobriu que uma mala foi despachada do Rio de Janeiro em um voo para Amsterdam, mas em nome de um casal que voou para Salvador. A mala foi devolvida para o Galeão e, ao passar pelo raio X, foram descobertos 37 quilos de cocaína.

(Correção: Ao ser publicada essa reportagem errou ao informar que os presos eram funcionários e terceirizados da Infraero. Na realidade os presos na ação desta terça são funcionário e terceirizados de empresas áreas).

A investigação aponta que funcionários que trabalham no aeroporto escolhiam um passageiro de forma aleatória, imprimiam um tíquete com o nome dele, colocavam em uma mala cheia de drogas e, então, encaminhavam essa bagagem para um voo internacional, que ia, geralmente, para a Europa. A operação foi batizada como Rush.


Tráfico de drogas, contrabando e desvio de bebidas
Além do tráfico de drogas, a rede de corrupção também atua no contrabando e desvio de bebidas de aeronave.

No núcleo de contrabando, as malas de voos internacionais (maioria tinha Miami como destino) não passavam pela Receita Federal, logo, não eram vistoriadas. Isso era feito através do desvio das mesmas para as esteiras dos voos domésticos, que não passam por fiscalização, e onde os donos das malas fazem a retirada.

Os funcionários de empresas aéreas e da Receita Federal também facilitavam a saída de malas com roupas, eletrônicos, e até cabelos. O intuito era evitar a fiscalização alfandegária e o consequente pagamento do tributo devido. Quando o passageiro passava pelo canal de inspeção da Receita Federal, em geral portava apenas bagagens de mão.

Após a ação dos operadores de bagagens, as malas eram retiradas por um funcionário da companhia aérea no interior do setor de desembarque doméstico (esteira para retirada de bagagens) e entregue ao passageiro no saguão do aeroporto ou até mesmo na calçada exterior do aeroporto.

Em outra frente de atuação nesse mesmo esquema, funcionários que trabalham no Galeão se encontravam com passageiros participantes do esquema na porta da aeronave e os acompanhavam até o canal aduaneiro, onde um servidor da Receita Federal liberava as malas que passavam pelo raio X mesmo que identificasse mercadoria entrando de forma irregular sem recolhimento dos tributos e taxas legais. Durante as investigações, um servidor foi flagrado recebendo propina para liberar mercadorias.

Já o último núcleo criminoso furtava, com frequência diária, garrafas de vinho, champanhe e garrafas em miniatura de bebidas do interior das aeronaves em pouso. Funcionários da empresa de catering levavam as garrafas para áreas conhecidas como "pontos cegos, onde era feita a triagem.

O esquema ainda contava com auxílio de membros de empresas com trânsito livre na pista do Galeão, responsáveis por retirar a mercadoria furtada das dependências do aeroporto. Agentes de portaria e segurança também eram cooptados para fazer vista grossa na saída das bebidas, que, posteriormente, eram vendidas para receptadores predefinidos.


Em setembro, a PF realizou a prisão de dois funcionários do aeroporto e de um receptador. Foram apreendidas cerca de 2.715 garrafas de bebidas, veículos e dinheiro.

Em nota, a concessionária RIOGaleão afirmou que desde o início de sua atuação, em 2014, apoia as investigações e ações da Polícia Federal e demais órgãos públicos para coibir atos ilícitos no Aeroporto Internacional Tom Jobim, onde atuam mais de 15.000 funcionários de 650 empresas. O RIOgaleão não tolera práticas que descumpram qualquer procedimento operacional e de segurança e possui rigorosos processos de prevenção de ilícitos, acrescenta o texto.

Por G1 PB

Tópicos
Anúncio full