Menu
Política

Projeto de Lira amplia saneamento básico

Para ele, os dados são preocupantes e servem de alerta para as autoridades

Da Redação do Diamante Online

03/04/2016 às 12:27 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Projeto de Lei (PLS) 87/2016, de autoria do Senador Raimundo Lira (PMDB-PB), que tramita no Senado Federal, contribui para o apelo da Igreja Católica, através da Campanha da Fraternidade 2016, de ampliar o saneamento básico em todo ao país, visando melhorar a qualidade de vida das populações, sobretudo as que residem nas periferias.

O projeto do senador paraibano prevê que escolas e hospitais deverão ser construídos, prioritariamente, em áreas que já tenham serviços de saneamento básico. Também determina que os locais onde existem escolas e hospitais deverão ser beneficiados, com prioridade, pelos planos de implantação e expansão de serviços de saneamento.

Raimundo Lira destacou a importância do saneamento básico como tema escolhido pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para ser trabalhado na CF 2016. Ele ressaltou que o tema “Casa Comum, Nossa Responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” são propícios para a busca de políticas públicas com foco no saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida.

O parlamentar acredita que as discussões da CF 2016, mais uma vez, favorecem a vida e contribuem para um Brasil melhor, principalmente em relação às ações de saneamento básico e de combate ao mosquito transmissor da dengue, pois o tema também serve como alerta para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da zika, da dengue e da febre chikungunya.

Com base em dados divulgados pela CNBB, Lira observou que, mesmo figurando entre as maiores economias do mundo, o Brasil tem mais de 100 milhões de pessoas convivendo em locais sem saneamento básico. Para ele, os dados são preocupantes e servem de alerta para as autoridades.

Raimundo Lira também lembrou que a CF é uma oportunidade que a igreja oferece aos cristãos para refletir sobre um tema que visa fortalecer e valorizar a vida. Ele reafirmou que, independente de religião, os brasileiros devem viver o momento e aproveitar a campanha para cobrar dos governantes ações eficazes de promoção da vida.

MaisPB

Anúncio full