Menu
Política

Panorama político no Vale do Piancó; uma analise do editor Arliston Jerônimo

Esse ano são poucos, os municípios do Vale do Piancó que não terão acirramentos políticos

Da Redação do Diamante Online

30/06/2016 às 21:29 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O período junino caiu com uma luva para alguns políticos que pretendem disputar a vaga do executivo municipal, em suas respectivas cidades. O momento foi de estreitar os laços com os filhos ausentes que aproveitaram o recesso para passar com a família em casa, e também de aparições em público.

Há quem diga que alguns perderam as festas para ficar conversando sobre as eleições vindouras, fazendo elas o prato principal das rodas entre amigos, e outros para firmar acordos políticos e partidários, visando uma vitória massificadora.

Esse ano são poucos, os municípios do Vale do Piancó que não terão acirramentos políticos, como Aguiar e por exemplo Santa Inês, aonde o atual prefeito santineense irá para a reeleição enfrentando a esposa do seu sobrinho ex-prefeito Adjefferson Vieira. João Nildo foi fundador do município que tem pouco mais de 20 anos, e já está em seu terceiro mandato de prefeito, ainda colocando seu sobrinho, hoje seu opositor, na cadeira mais importante da cidade.

Por outro lado, a cidade de Piancó onde o Prefeito Sales Lima enfrentará a ex-prefeita Flávia Galdino, que leva seu filho como escudo, promete ter uma verdadeira reviravolta na política local.

Em Itaporanga também não será diferente, pois o histórico da cidade aponta que não há prefeito reeleito até o momento, porém o atual, em entrevista, afirmou que será o primeiro prefeito reeleito e está convicto disso. Berguim enfrentará fortes adversários já se projetam para tomar o poder, a exemplo do empresário Divaldo Dantas que já formou sua chapa, assim também do grupo capitaneado pelo ex-prefeito Djaci Brasileiro, que estará possivelmente lançando um nome para a disputa.

Outros municípios da região também irmão ter uma campanha bem aquecida, como Boa Ventura, onde a Prefeita Leonice Lopes enfrentará sem medo, quatro ex-prefeitos. Em Diamante, o ex-prefeito Odoniel Mangueira irá duelar os votos com Hermes Filho. Em Igaracy não será diferente, Lídio Carneiro vem com tudo para enfrentar a força da prefeitura, que hoje tem como chefe do executivo, Deusinha Gerônimo, assim também em Olho D´água, cidade onde tio e sobrinho, um de apoiador e outro de vice irão brigar pela prefeitura.

Na região, ainda há quem esteja tranquilo para essa disputa, como é o caso dos Prefeitos Nilson Lacerda de Conceição, Allan Feliphe de Pedra Branca e Jairo Halley de Serra Grande, porém vão enfrentar os entraves de suas respectivas oposições.

Curral Velho e Santana de Mangueira ainda não acordaram para vida, as principais lideranças políticas desses municípios ainda estão calados e não revelam nomes, assim também era o caso de São José de Caiana, porém, nos últimos dias, a movinentação foi em torno dos nomes de Cássia pelo grupo de situação, e do outro lado nas oposições independentes, Ronildo Leite e Zé Leite respectivamente.  .

Nova Olinda, com sua particularidade, terá o candidato a prefeito mais jovem da região, que enfrentará Idácio Souto, atual vice-prefeito. Ambos já conhecem os venenos um do outro.

Em Santana dos Garrotes, o grupo de situação também vem fazendo sua campanha tranqüila, recebendo apoios e procurando crescer cada dia mais, porém enfrentará dois ex-prefeitos de peso e não será tão fácil.

Por ultimo, Ibiara: uma cidade com grandes particularidades, o prefeito lança a prima Kenia Bezerra, que enfrentará o Vereador Nenivaldo Barros, apoiado por outros 4 vereadores e o atual vice-prefeito. Dizem que em Ibiara, manda de rei quem tem mais dinheiro, porém, as assessorias jurídicas de ambos os lados já estão vigilantes para os famosos caixas dois.

As convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto de 2016, momento este que muitas águas irão rolar em todos esses municípios.

 

Por Arliston Jerônimo

Diamante Online

Tópicos
Anúncio full