Menu
Política

Ricardo Coutinho é governador mais bem avaliado entre as capitais do país, aponta IBOPE

Outros sete governadores têm saldo ao menos 10 pontos negativos nas capitais de seus Estados

Da Redação do Diamante Online

05/09/2016 às 16:11 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, do PSB, é o gestor mais bem avaliado entre as capitais do país, segundo as recentes pesquisas IBOPE. Dos 26 governadores, apenas dez tiveram uma avaliação positiva e, dentre estes, Ricardo Coutinho é justamente o mais popular entre todos os seus pares em uma capital.


Ele tem 61% de ótimo/bom em João Pessoa e está no seu segundo mandato.


Os governadores mais mal-avaliados nas suas capitais são: Suely Campos (PP - Roraima), com 62 pontos negativos em Boa Vista; Waldez Góes (PDT - Amapá), com 57 pontos negativos em Macapá; Marcelo Miranda (PMDB - Tocantins), com 46 pontos negativos em Palmas; José Ivo Sartori (PMDB - Rio Grande do Sul), com 43 pontos negativos em Porto Alegre; e Francisco Dornelles (PP - Rio de Janeiro), com 41 pontos negativos entre os cariocas.


Outros sete governadores têm saldo ao menos 10 pontos negativos nas capitais de seus Estados. Do maior ao menor déficit: José Melo de Oliveira (PROS) em Manaus, Beto Richa (PSDB) em Curitiba, Simão Jatene (PSDB) em Belém, Jackson Barreto (PMDB) em Aracaju, Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo, Marconi Perillo (PSDB) em Goiânia e Paulo Câmara (PSB) no Recife.


Na avaliação de cientistas políticos, a avaliação desses gestores pode influenciar diretamente nas eleições de seus candidatos nas disputas municipais das capitais. Nesse quesito a candidata Cida Ramos, do PSB em João Pessoa, Capital da Paraíba, pode considerar a boa avaliação do governador como um verdadeiro “trunfo” na campanha eleitoral

A militância girassol acredita que Coutinho será capaz de repassar boa parte desse capital eleitoral nesses próximos dias de campanha, enaltecendo o modelo socialista de governar, vitorioso em 2004 e 2008 na Capital da Paraíba.


Dados da Pesquisa na Paraíba:


Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de agosto de 2016. Tamanho da amostra: foram entrevistados 602 eleitores.

Margem de erro: a margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Solicitante: pesquisa contratada por TELEVISÃO CABO BRANCO LTDA.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo No PB-06426/2016.

PB Agora

Anúncio full