Menu
Política

Deputados paraibanos aprovam "Distritão" nas eleições de 2018

Na Paraíba, a maioria dos deputados federais aprovam a mudança. Em entrevista a imprensa, Wilson Filho (PTB), Efraim Filho(DEM) e Pedro Cunha Lima (PSDB)

Da Redação do Diamante Online

11/08/2017 às 09:02 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Após aprovar o texto-base da reforma política, comissão da Câmara Federal que discute mudanças no sistema eleitoral aprovou na madrugada dessa quinta-feira (10), por 17 votos a 15, uma emenda que estabelece o chamado “distritão” nas eleições de 2018 e de 2020 para a escolha de deputados federais, deputados estaduais e vereadores.

De acordo com esse modelo, passa a vigorar o voto majoritário e são eleitos os candidatos mais votados, diferente do sistema proporcional, onde se respeita regras das coligações e muitas vezes os mais votados não são eleitos.

Na Paraíba, a maioria dos deputados federais aprovam a mudança. Em entrevista a imprensa, Wilson Filho (PTB), Efraim Filho(DEM) e Pedro Cunha Lima (PSDB) disseram que considera o Distritão um modelo mais justo.

“É uma mudança, uma reforma necesssária e urgente. Ninguém compreende isso: votar numa pessoa e eleger outro”, disse Pedro.

Assessoria

Tópicos
Anúncio full