Menu
Política

Ricardo elogia Maranhão em meio a versões sobre aliança para 2018

O PMDB está dividido em três vertentes nas projeções eleitorais para o próximo ano.

Da Redação do Diamante Online

16/08/2017 às 09:24 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Enquanto ganham corpo versões sobre a costura, que estaria sendo feita nos bastidores, em torno de uma aliança entre o PSB e o PMDB da Paraíba, o governador Ricardo Coutinho agudizou os rumores ao tecer elogios à postura política do senador José Maranhão. “Ele tem história, construiu muito na Paraíba e é ético”, ressaltou o gestor socialista, não entrando em detalhes, todavia, sobre os termos dos entendimentos que estariam se desenrolando entre próceres das duas legendas.

O PMDB está dividido em três vertentes nas projeções eleitorais para o próximo ano. Maranhão, que é presidente do diretório regional, admite que o partido não vai abrir mão do lançamento de candidatura própria justificando que a agremiação tem histórico de aceitação popular no Estado, mas deixa claro que isto não significa fechar as portas para composições. O ex-deputado federal Manoel Júnior, atual vice-prefeito de João Pessoa e presidente do diretório municipal peemedebista, advoga o apoio do PMDB à suposta candidatura do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) pelas oposições. O interesse de Júnior é óbvio: na hipótese de Cartaxo renunciar para concorrer ao governo e sair vitorioso ele, na condição de substituto legal, assume a titularidade, completando o mandato iniciado em 2017 e dispondo de condições para postular uma recondução à prefeitura da Capital.

Nem Maranhão nem Ricardo confirmaram versões sobre encontros que teriam mantido recentemente para discutir sobre a conjuntura política-eleitoral. O PSB, em tese, tem pré-candidato próprio ao governo estadual, na figura do secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos, João Azevedo. Nos últimos dias, em eventos de que participou, o governador Ricardo Coutinho buscou incentivar a militância socialista afirmando que Azevedo se elegerá governador. Isto foi evidenciado, por exemplo, no encontro regional promovido pelo PSB em Guarabira, no brejo. Na oportunidade, Coutinho prognosticou uma vitória expressiva de João Azevedo nas urnas. Até agora, o secretário de Infraestrutura não disputou nenhum mandato político, mas tomou gosto pelo pré-lançamento da candidatura ao Palácio da Redenção e tenta aglutinar lideranças políticas do PSB e de outros partidos que podem se coligar com os socialistas.

O deputado Gervásio Maia, presidente da Assembleia Legislativa, já disse que Ricardo será peça decisiva nas eleições de 2018, com possibilidade de transferir votos para um candidato que apoiar à sua sucessão, em virtude da sua credibilidade no comando da administração, mantendo o equilíbrio fiscal, o pagamento em dia dos servidores públicos e ainda reservando recursos para obras essenciais reclamadas pela população paraibana. Em 2014, o PMDB lançou, no primeiro turno, a candidatura do então senador Vital do Rêgo (hoje ministro do Tribunal de Contas da União), mas no segundo turno a maioria do partido, incluindo Maranhão, fechou com a candidatura à reeleição do governador Ricardo Coutinho, que, ao final, saiu vitorioso no confronto com o senador Cássio Cunha Lima.

Os Guedes

Tópicos
Anúncio full