Menu
Direto da Redação

Supremo Tribunal Federal pode proibir as vaquejadas em todo o País

Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar este ano uma lei do Estado do Ceará que tipifica a vaquejada como um esporte

Da Redação do Diamante Online

15/01/2016 às 13:05 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A vaquejada, considerada prática esportiva dos vaqueiros nordestinos, está na berlinda e pode ser proibida no país. É que o Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar este ano uma lei do Estado do Ceará que tipifica a vaquejada como um esporte.

Naquele estado houve manifestações em contrário e, por isso mesmo, apresentaram recurso popular contra a lei. O recurso foi parar no STF. A matéria deve ser analisada ainda no primeiro semestre deste ano.

Nem só de Lava a Jato e impeachment vive o STF, claro, disse o colunista Anselmo Góis. A pauta, este ano, é grande e diversificada. Vai decidir, por exemplo, a obrigatoriedade do governo de fornecer medicamentos não autorizados pela Anvisa ou o uso pelos governadores do dinheiro de depósitos judiciais, que foi a salvação da lavoura para alguns estados.

Ainda de acordo com o jornalista, o STF vai continuar o julgamento de uma lei do Ceará que trata a “vaquejada como prática desportiva e cultural”. Para alguns, é um espetáculo de maus-tratos aos animais. O vaqueiro torce o rabo do bicho até que ele caia com as quatro patas para cima.

Outras pessoas observam a vaquejada como uma tradição secular e defende a prática como esporte nordestino.

Tribuna Hoje

Anúncio full