Menu
Saúde

Zika vírus pode estar associado a malformações nos pés e mãos de bebês

Os dados dos exames nas crianças com casos confirmados de microcefalia associada ao zika vírus ainda estão sendo colhidos

Da Redação do Diamante Online

29/01/2016 às 12:27 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Além da microcefalia, o zika vírus também está sendo associado a complicações no pé (pé torto congênito) e no quinto dedo das mãos. Quem explica esse problema é a médica Vanessa Van der Linden, responsável pela parte de neurologia do mutirão para triagem de casos da Fundação Altino Ventura, em Pernambuco, que tem como finalidade examinar crianças com diagnóstico confirmado de microcefalia para entender mais sobre as consequências do zika vírus.

A profissional explica que os pacientes com microcefalia associada ao zika vírus têm alteração visual na mácula (área localizada na retina que pode sofrer danos e prejudicar a visão de maneira irreversível), alguns apresentam comprometimento auditivo e outros sofrem alteração ortopédica.

“É uma minoria. Nos meus pacientes, por exemplo, só identifiquei pé torto congênito, e não é grave”, conta ela, explicando que é possível tratar e reverter a maioria desses problemas.

“Além disso, já houve caso de artrogripose, em que outras articulações do corpo são comprometidas”, explica ela.

Os dados dos exames nas crianças com casos confirmados de microcefalia associada ao zika vírus ainda estão sendo colhidos, então não é possível ainda determinar a porcentagem de bebês com esses tipos de malformações.

Microcefalia congênita

A neurologista explica que na microcefalia associada a doenças genéticas é de hábito aparecer defeitos de membros, mas no caso de malformação congênita causada por vírus e outros agentes não é comum.

“A microcefalia associada ao zika vírus tem característica de infecto-congênita, então não é comum aparecer malformações”. No entanto, no caso do zika, isso vem ocorrendo.

A oftalmologista Liana Ventura, da Fundação Altino Ventura, conta que já examinou casos de pé torto congênito e também alterações no quinto dedo da mão.

As médicas ressaltam, no entanto, que será preciso mais tempo de estudo para determinar essa associação do zika vírus com malformações além da microcefalia.

MaisPB

Anúncio full