Menu
Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda

Antecipação foi decidida em função do surto de casos de H1N1

Da Redação do Diamante Online

11/04/2016 às 12:25 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Com o surto de casos de H1N1, a campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada e começa nesta segunda-feira (11) na Paraíba. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, dois grupos prioritários vão ser imunizados inicialmente: as gestantes e os trabalhadores de saúde. A campanha estava anteriormente prevista para começar no dia 30 deste mês, quando agora acontecerá o Dia D de mobilização estadual.

A campanha prosseguirá até o dia 20 de maio e a meta é imunizar 964 mil pessoas em todo o Estado, o equivalente a 80% do público-alvo. A vacina contra a gripe é trivalente, ou seja, previne contra três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e B.

A gerente estadual de Imunização, Isiane Queiroga, explicou que a campanha terá início apenas com dois grupos prioritários porque o ministério ainda não encaminhou o total de vacinas que a Paraíba deverá receber para esta campanha. Até a semana passada, o Estado tinha recebido 240 mil doses da vacina, o que corresponde a 24% do total de um milhão de doses a serem encaminhadas para toda a campanha.

Isiane disse ainda que, de acordo com o recebimento das vacinas, o governo vai ampliar para os outros públicos. “A partir do início da campanha, avaliando a cada semana, vamos ampliando aos poucos para outros públicos até chegar o dia 30 de abril, data do início da campanha definida pelo Ministério da Saúde, quando todos os públicos prioritários terão acesso às vacinas (idosos, puérperas, crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos, portadores de doenças crônicas, população indígenas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens em conflito com a lei”, informou.

No município de João pessoa, a vacinação começará na quarta-feira (13) e a meta é imunizar 124 mil pessoas. Já em Campina Grande, ainda não há uma data definida para o início da imunização, mas foi confirmado que ela começará nesta semana com o objetivo de vacinar 70.872 pessoas.

O trabalho de vacinação será realizado nos serviços da rede hospitalar, entre Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Jornal da Paraíba

Anúncio full