Doações de sangue caem cerca de 50% no Hemocentro da Paraíba

Ela conta que em média o Hemocentro recebe cerca de 140 doações por dia, enquanto que no momento apenas uma média de 50 pessoas no máximo tem doado sangue.

As doações de sangue caíram em cerca de 50% no Hemocentro da Paraíba, desde a última sexta-feira (25), quando a população começou a sentir os efeitos da mobilização dos caminhoneiros em todo o Brasil. Para a diretora geral do Hemocentro, Luciana Gomes, nesse momento se faz necessário um apelo à população para que as doações não sejam suspensas tendo em vista o período dos festejos juninos que se inicia neste fim de semana.

O estoque de sangue neste momento está estável, mas segue baixo para todos os tipos de sangue, principalmente O- e B-. Na verdade, nós tivemos uma queda de 50% de doação nos últimos três dias por conta do movimento dos caminhoneiros, explicou. Ela conta que em média o Hemocentro recebe cerca de 140 doações por dia, enquanto que no momento apenas uma média de 50 pessoas no máximo tem doado sangue.


Diante do fato, a direção do Hemocentro está convocando a imprensa para sensibilizar a população no sentido de que as pessoas não parem de fazer as suas doações. Para doar, é necessário possuir entre 16 e 69 anos, estar saudável e alimentado, possuir mais de 50 quilos e não ter contraído alguns tipos de doenças, como as autoimunes, e hepatite, sífilis e malária.

Fonte PB Agora

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Diamante Online, não reflete a opinião deste Portal.