Menu
Vale do Piancó

Itaporanga: PB ganha primeira farmácia gratuita de consulta e entrega de remédios para animais

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itaporanga, Hermes Rodrigues, a farmácia iniciou o atendimento no dia 8 deste mês

Da Redação do Diamante Online

23/01/2016 às 13:12 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Consultas, atendimentos de urgência e entrega gratuita de antibióticos, analgésicos, vermífugos, anti-inflamatórios, antitóxicos e suplementos vitamínicos a pequenos agricultores e donos de animais de estimação. Esses são os serviços oferecidos pela Farmácia Veterinária Municipal de Itaporanga, no Sertão paraibano, a 428 km de João Pessoa. A iniciativa é pioneira no estado em oferecer atendimento gratuito aos animais e vem ajudando no tratamento de doenças.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itaporanga, Hermes Rodrigues, a farmácia iniciou o atendimento no dia 8 deste mês.

O objetivo da iniciativa é de fornecer atendimento e acompanhamento veterinário aos animais de pequenos agricultores e auxiliar no tratamento de doenças dos animais domésticos e de rua.

“É uma farmácia básica veterinária, que funciona de segunda a sexta, mas que oferece um serviço essencial para o pequeno agricultor que não pode pagar pela assistência aos seus animais. Temos uma veterinária, que é responsável pela farmácia e um técnico que realizava visitas nas propriedades. Além disso, oferecemos consulta aos animais domésticos e sempre que podemos também fornecemos a medicação básica para tratamento de doenças. Os animais de rua também estão sendo tratados para evitar a proliferação de doenças e melhorar a condição de vida deles”, contou o secretário.

Para ter direito ao atendimento, os agricultores devem comprovar a condição de pequeno agricultor através de uma documentação expedida pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além do registro dos animais.

Já os animais domésticos e os seus responsáveis passam por um cadastro básico para registro de informações sobre o animal, como endereço de moradia, idade e doenças que tenham sido identificadas em outras fases da vida.

“Nós realizamos todo o processo de cadastro para ter um controle de atendimento e um controle de saúde do animal, facilitando o acompanhamento em caso de uma urgência. Já conseguimos identificar algumas doenças em animais domésticos e de rua e estamos fornecendo o tratamento. Como temos pouco estoque e às vezes falta medicamento, também fornecemos a receita para os criadores comprarem a medicação. É um serviço essencial para os animais e que ajuda muito os agricultores”, disse o secretário Hermes Rodrigues.

Ainda segundo o secretário, a iniciativa conta com poucos recursos, mas deveria ser seguida por outros municípios paraibanos.

“Os recursos da farmácia são poucos, algo em torno de R$ 1 mil por mês. Tudo é custeado pela prefeitura. Mesmo assim, é uma luta que estamos conseguindo vencer e é uma iniciativa muito importante, que serve de exemplo para toda a Paraíba e mostra que o poder público também pode oferecer atendimento gratuito aos animais”, concluiu o secretário.

Portal Correio

Anúncio full