Menu
Vale do Piancó

Santana de Mangueira e mais 11 cidades da PB são prioritárias no combate aos focos de Aedes Aegypti

O Governo do Estado disponibilizou aos municípios material educativo, além de 2.125 kits para os agentes de combate a endemias

Da Redação do Diamante Online

14/02/2016 às 11:34 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

As ações de combate aos focos de Aedes Aegypti acontecerão em toda a Paraíba, mas doze das 223 cidades do estado são prioritárias, de acordo com a logística do governo. As doze cidades prioritárias apresentam casos registrados de dengue e microcefalia.

Estas cidades são Conde, Cacimba de Dentro, Campina Grande, Picuí, Monteiro, Malta, Santana de Mangueira, São Bento, Cajazeiras, Sousa, Manaíra e Juripiranga. O trabalho é feito conjuntamente com o Ministério da Saúde, Gerências Regionais de Saúde, Bombeiros, Exército, escoteiros e Infraero, mobilizando cerca de 2 mil pessoas.

O Governo do Estado disponibilizou aos municípios material educativo, além de 2.125 kits para os agentes de combate a endemias. Cada agente, por meio do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde recebeu um kit de trabalho com bolsa, caneta, lápis, lanterna, peneira, prancheta, camiseta, boné, protetor solar, repelente e trena.

Na Paraíba, de um total de 1.177.843 imóveis, já foram visitados até o momento, 931.820, o que equivale a 79,11%. Segundo os dados da Secretaria de Estado da Saúde, até o dia 11 desse mês foram notificados 756 casos suspeitos de microcefalia na Paraíba, sendo 275 descartados, 52 confirmados com alteração de imagens, dois com amostras positivas para o Zica Vírus e 427 em investigação.

A programação oficial do Dia de Mobilização teve início às 7h, no Grupamento de Engenharia, em João Pessoa, de onde saíram os soldados. Estiveram presentes o general Dantas, representante do Exército no estado, a secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, além do secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, e da imprensa local.

A secretária destacou a importância da participação popular. “A mobilização em massa de toda uma população de todo um país é o caminho para alcançarmos a vitória e a conscientização é o pilar para sensibilização da população” defendeu.

O general Dantas destacou o trabalho parceiro entre os governos federal, estadual e municipal. “Tenho certeza que a ação será um sucesso. O objetivo será alcançado com o empenho e esforço de todos. A equipe do Exército estará realizando a distribuição de panfletos nas residências e orientando as famílias. As equipes estão trabalhando no ataque aos focos do mosquito. É um trabalho de divulgação conscientização e erradicação dos focos do mosquito” declarou.

Secom-PB

Anúncio full