Menu
Vale do Piancó

Governo Federal reconhece situação de emergência em todos os municípios do Vale do Piancó

Dos 272 municipios que se econtram em situação de emergêcia, 196 se localizam na Paraíba, sendo 18 da microrregião Vale do Piancó

Da Redação do Diamante Online

12/11/2016 às 11:50 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta sexta-feira (11), a situação de emergência em 272 municípios nos estados de Pernambuco, Paraíba, Piauí, Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Mato Grosso.

Dos 272 municipios que se econtram em situação de emergêcia, 196 se localizam na Paraíba, sendo 18 da microrregião Vale do Piancó, como Boa Ventura, Diamante, Curral Velho e outros.

Com a medida, adotada em decorrência do longo período de seca e estiagem que atinge as regiões, os gestores municipais poderão contar com benefícios oferecidos pelo Governo Federal. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Além de viabilizar o fornecimento de água tratada à população, por meio da Operação Carro-Pipa Federal - da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) - o reconhecimento permite que os municípios tenham direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil.

Também é possível obter a aquisição de cestas básicas no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas.

Outras situações

Mais dois municípios tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo federal nesta sexta-feira: Pedras Grandes, em Santa Catarina, atingida por vendavais no mês de outubro; e Barão de Melgaço, no Mato Grosso, devido à contaminação de água que abastece a cidade, localizada na região do Pantanal.

Diamante Online com Ascom - Ministério da Integração

Anúncio full