Menu
Vale do Piancó

Morador de Boa Ventura passa a gerar sua própria energia através do sol; saiba mais

O sistema é composto por placas fotovoltaica que foram instaladas na laje da casa

Da Redação do Diamante Online

06/01/2017 às 09:39 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Técnico em refrigeração conhecido pelo nome de José de Freitas, natural da cidade de Boa Ventura (PB), resolveu dar um fim na conta de luz, e passou a gerar sua própria energia elétrica através de um Sistema de Energia Solar Fotovoltaica, recurso abundante e inesgotável, principalmente na região do Vale do Piancó.

De acordo com o boaventurense, a solução é simples e eficiente. “O sistema é composto por placas fotovoltaica que foram instaladas na laje da minha casa, onde passei a converter os raios solares em eletricidade, aproveitando o que a natureza nos dá gratuitamente e com abundancia, que é o sol”, comenta.

A empresa responsável por fazer as instalações do sistema, foi a da i9 Engenharia Brasil de João Pessoa. O Diretor Executivo da empresa, Miguel Melo que é natural da cidade de Diamante (PB), disse que a energia gerada pelas placas é enviada para um inversor, que transforma essa energia em 220 volts ou 380 se for trifásica.

Segundo o empresário do ramo de refrigeração José de Freitas, o sistema lhe trouxe vantagens e agora ele se sente orgulhoso por ser o primeiro morador de Boa Ventura a adquirir um sistema de Energia Solar, que além de proporcionar economia na sua conta de energia, contribui com a sustentabilidade do planeta.

Para o Diretor da i9 Engenharia Brasil, o alto sertão da Paraíba está inserida no mapa solarimétrico como uma das melhores regiões do Brasil para geração de energia solar, “Nossa região possui os maiores índices de radiação solar do país, aqui pode ser comparada com regiões do deserto no quesito insolação”, comenta.

O sistema instalado na residência de José de Freitas, é composto por 10 módulos fotovoltaico, que já está gerando uma média 500 kWh/mês, e já está alimentando toda a sua residência e caso haja sobra de energia da geração, o proprietário pode ainda abater em outra conta de energia de outro imóvel.

Miguel Melo, disse que está disponível para atender outras demandas da sua região. “Para maiores informações, a nossa empresa que desenvolveu esse projeto de geração fotovoltaica em Boa Ventura, disponibiliza em seu site conteúdo explicativo de como funciona a geração de energia solar através do endereço www.i9engenhariabrasil.com”, finalizou.

Diamante Online

Anúncio full