Menu
Vale do Piancó

Itaporanga tem quase 1,5 mil imóveis com foco de dengue; prefeitura inicia campanha de combate

O levantamento foi feito pela Coordenação de Vigilância Ambiental

Da Redação do Diamante Online

28/01/2017 às 11:17 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de Itaporanga (PB) possui 1.452 imóveis com foco de dengue. O levantamento foi feito pela Coordenação de Vigilância Ambiental desde os primeiros dias do ano, onde foram visitados 6.878 imóveis entre casas, prédios e terrenos baldios, que representa 51% de toda a área em estudo. Ainda com base no levantamento, 69 imóveis foram recuperados, 1.452 tratados e 916 estavam fechados sem possibilidade de receber as visitas dos Agente. 

De acordo com a Coordenadora Juliana Sales, os números são alarmantes. “Os nossos Agentes de Endemias estão empenhados em fazer esse levantamento da maneira mais precisa possível para que possamos começar um plano de Combate, tendo em vista não deixar esse risco se tornar uma epidemia como foi no ano de 2016”, comentou.

Após a denúncia de uma moradora da Rua Elvidio de Figueiredo, dando conta que em um térreo baldio existiam muitos recipientes com água parada, foi iniciado uma ação conjunta entre as Secretarias de Saúde, Infraestrutura e Meio Ambiente, que irão retirar o lixo dos terrenos privados, e ao mesmo tempo notificar os proprietários para que tomem as devidas providencias.

Nesta sexta-feira (27), a ação foi iniciada. A moradora, Zélia Gomes Matias agradeceu a atenção da equipe de governo, em ter atendido a sua solicitação. “Eu estava muito preocupada com esse lixo jogando no terreno vizinho da minha casa e agora fico muito feliz em saber que a prefeitura está empenhada para combater o foco da dengue”, disse.

(Moradora agradeceu)

Os três secretários, Anna Katarina, Alberlando e Hermes, conversaram sobre a logística da ação que juntos irão desenvolver e disseram que também vão precisar da ajuda da comunidade.

“O período de janeiro a março é de alerta para os focos de dengue, por isso iremos dar início a uma campanha de combate, onde juntos iremos evitar situações extremas quanto a esse assunto, porém, precisamos da ajuda da própria comunidade nos procedimentos com o lixo e recipientes”, comentou a Secretária de Saúde.

No ano passado, dezenas de casos confirmados de dengue foram registrados no município de Itaporanga.

 

Assessoria

Tópicos
Anúncio full