Menu
Vale do Piancó

Conceição atravessa uma das piores secas dos últimos 100 anos; veja o total das chuvas no município

Segundo informações de Joaquim Vidal, funcionário da Cagepa local, as chuvas que caíram no mês de janeiro no município somaram 50,6mm.

Da Redação do Diamante Online

27/03/2017 às 10:46 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

As fracas chuvas, que caíram no município de Conceição no ano de 2016, não foram suficientes para juntar águas no açude Serra Vermelha, que pela primeira vez na sua história secou. O mais agravante é que o manancial secou antes mesmo do final do ano, agravando a crise hídrica no município, sobretudo nas localidades próximas ao açude. A salvação veio do governo do estado, que construiu uma adutora de engate rápido, levando águas do açude Condado para as residências da zona urbana do município, através da Cagepa.

Por outro lado, os números das precipitações no ano de 2017 também foram baixos. Os volumes das chuvas foram insuficientes para que o açude Condado recebesse água. Segundo populares, que moram no entorno do manancial, perceptivelmente, o açude não aumentou 10 cm d’água na sua parede.

Outro fato que começa a preocupar a população é o aumento de carros pipa de outras cidades, que vêm buscar água no reservatório. A retirada d’água no manancial ocorre, justamente, porque a crise se estende por outras cidades da região do Vale do Piancó.

Segundo informações de Joaquim Vidal, funcionário da Cagepa local, as chuvas que caíram no mês de janeiro no município somaram 50,6mm. No mês de fevereiro os números chegaram a 45mm. Já no mês de março os números atingiram 105,5mm até o momento. Ao todo, os choveu 202,2mm até aqui, neste ano de 2017, no município de Conceição.

Contraste

No entanto, existem regiões do município que as precipitações estão sendo consideradas boas. É o caso da região da Mata Grande, onde os moradores da localidade esperam uma boa colheita, neste ano de 2017.

A esperança

A solução para o grande problema da falta d’água da região, que ocorre em decorrência da seca, pode vir das águas da transposição, através da construção do eixo-norte, onde a água será distribuída pelo Rio Piancó, beneficiando toda a região.

 

 

Vale do Piancó Notícias

Tópicos
Anúncio full