Menu
Vale do Piancó

Governo presta assistência a agricultores na produção de arroz vermelho no Vale do Piancó

A cultura de arroz vermelho encontra terras férteis no Vale do Piancó, mas no momento ainda se depara com baixos preços do produto

Da Redação do Diamante Online

06/04/2017 às 11:17 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A produção de arroz vermelho continua sendo uma das principais culturas do Vale do Piancó, que neste ano atingiu uma área plantada de 635 hectares distribuídas em 15 municípios, com a participação de mil famílias e uma estimativa de safra de aproximadamente 900 toneladas, que são consumidas no mercado local. Contando com apoio do Governo do Estado, que oferece acompanhamento técnico por meio da Gestão Unificada, a maioria dos produtores que se dedica ao cultivo de arroz vermelho é agricultor familiar, se constituindo numa das principais atividades geradoras de renda na região.

A chefe do Escritório Regional da Emater em Itaporanga, Maria de Lourdes Pereira Alves, informou que todos os agricultores fizeram seus plantios seguindo o calendário agrícola para aproveitamento do período chuvoso e recebem assistência técnica continuada.

Segundo dados do extensionista rural Ernani José Costa Diniz, no Vale do Piancó os municípios com maior produção são Santana dos Garrotes, que continua liderando toda a área plantada na região com 35% do plantio, seguido de Pedra Branca com 20% e Itaporanga e Olho Dágua com 10% cada.

A cultura de arroz vermelho encontra terras férteis no Vale do Piancó, mas no momento ainda se depara com baixos preços do produto, além da ocupação da pecuária em área onde antes era destinada a essa cultura.

Dados do Censo Agropecuário do IBGE indicam que no Vale do Piancó a área plantada na safra 2016/2017 foi menor 10% com relação ao ano de 2006, portanto uma década depois. Quanto à produção do arroz vermelho em 2006 foi de 13.694 ao passo que em 2017 a produção esperada é de 900 toneladas.

No ano de 2014, o Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar, instalou unidades demonstrativas nos municípios de Pedra Branca, Nova Olinda, Curral Velho, Santana dos Garrotes e Itaporanga, beneficiando diretamente 133 famílias de produtores da agricultura familiar, cuja maioria explora as lavouras em sistema de consórcio com outras culturas como o milho, feijão, entre outros.

Assessoria

Tópicos
Anúncio full