Menu
Vale do Piancó

Fechamento de comarcas no Vale do Piancó preocupa deputados e ALPB solicita audiência

O parlamentar, que e advogado por formação, conhece a dificuldade de quem mora no interior e precisa recorrer à Justiça

Da Redação do Diamante Online

26/04/2017 às 11:23 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

“Campina Grande e João Pessoa possuem 47 juízes auxiliares. Só em Campina Grande nós temos 51 juízes. Ai, por que o Tribunal de Justiça vai fechar a comarca de Coremas? Por que vai fechar a comarca de Água Branca? Por que vamos rebaixar a comarca de segunda entrância de São João do Rio do Peixe para primeira entrância quando lá tem mais de cinco mil processos, entre ativos e paralisados?”, indagou o deputado estadual Jeová Campos (PSB) durante discurso na ALPB, na manhã desta terça-feira (25). O presidente da Casa, deputado Gervásio Maia, lembrou que a Mesa Diretora solicitou uma audiência com o presidente do TJPB, desembargador Joás de Brito, para debater essa questão e que ela deve ocorrer nesta quarta-feira (26).

O parlamentar, que e advogado por formação, conhece a dificuldade de quem mora no interior e precisa recorrer à Justiça e fala com propriedade sobre o prejuízo da população com o fechamento de comarcas e essa centralização de magistrados na capital e em Campina Grande. “A comarca de São João do Rio do Peixe, por exemplo, já trabalha com dificuldades com dois juízes, imagina como vai funcionar com um juiz, se essa mudança ocorrer. Como ficam as pessoas das cidades do interior que já sofrem com o acúmulo de processos se mais comarcas forem fechadas? Esse é um assunto sério que precisa ter a devida atenção desta Casa”, destacou o parlamentar.

Segundo Jeová, com 47 juízes em Campina Grande e outros tantos na capital não haveria necessidade de fechar as comarcas de cidades do interior. “O TJ ao invés de fechar comarcas deveria fazer a redistribuição destes juízes para comarcas do interior. Esse critério de juiz auxiliar, infelizmente, está esvaziando as comarcas da Paraíba porque ela é uma forma de se fazer remoções. Se continuar assim vamos deixar sem acesso à Justiça a população dos lugares mais distantes, afirmou Jeová, lembrando que hoje, os magistrados passam no concurso e só querem atuar em Campina Grande ou João Pessoa. “Ai eu pergunto: Vamos acabar com a Justiça na Paraíba porque os novos juízes só querem atuar na capital e morar na beira da praia? Quem não quiser trabalhar no interior que vá fazer concurso em outro Estado.”, finalizou Jeová.

Assessoria

Tópicos
Anúncio full