Menu
Vale do Piancó

Com novas técnicas apicultores aumentam produção de mel de abelha, em Diamante

Os apicultores deixaram de lado a técnica extrativista e resolveram se capacitar e aprenderam melhores técnicas de alimentação das abelhas

Da Redação do Diamante Online

29/08/2017 às 10:31 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A unidade de extração de mel, que fica no sítio Cacimba Nova, na divisa das cidades de Conceição e Diamante, tem 6 apicultores, que fazem parte da comunidade, que tem a Unidade de extração de mel. O trabalho é feito comunitariamente e liderado pelo apicultor Francisco Limeira Diniz, que tem uma larga experiência quando o assunto é área rural.

Ao todo o apiário tem 20 colmeias, mas em decorrência da grande estiagem dos últimos anos, neste último ano de 2016 só foi coletado o mel por duas vezes. Segundo os apicultores, em tempos de inverno é possível coletar o mel até 4 vezes ao ano.

Os apicultores deixaram de lado a técnica extrativista e resolveram se capacitar e aprenderam melhores técnicas de alimentação das abelhas. A partir daí, as abelhas passaram a ser alimentadas com açúcar diluída em água, adicionada a um produto chamado de "promotor". A técnica além de alimentar bem, atraia novas abelhas para o aviário.

Ao preço de 20 reais, o litro do mel é repassado para atravessadores, que coletam a produção no próprio local. Porém, com novas técnicas de capacitação e assistência técnicas de novas parcerias, o lucro com a venda do mel poderá melhor para os apicultores.

O presidente da Associação dos Moradores da Região Serrana é Francisco Limeira Diniz, que tem como vice-presidente, Jose Venâncio. Os demais membros da comunidade, que investiram na apicultura são: Marcondes Cândido, Rafael Lima de Sousa, Jariel Ernestino de Melo, Pedro Ribeiro Ramalho e Cicero Cândido dos Santos.

Além do sítio Cacimba Nova, existem apiários em Cacimba Nova, Umbuzeiro, Tabuleiro, Cafundó, Engenho Velho, Lagoa Rasa e Olho Dágua do Mato, além de alguns sítios nos município de Diamante e Conceição.

O Mel é muito usado no preparo de pratos doces, bebidas e molhos. Pegajoso e doce, este alimento dourado e brilhantes vem com um monte de benefícios para a saúde. O Mel não só bom no gosto, mas também é ótimo para a saúde e é um ótimo substituto do açúcar. Vamos dar uma olhada nos vários benefícios nutricionais do mel.

Nutricionais Benefícios do Mel: O Mel Fornece 300 calorias por 100 gramas de seu consumo, Além disso, O Mel é uma fonte de frutose, glucose e sacarose. O Mel também fornece vitaminas e alguns minerais como o Cálcio, Magnésio, Potássio e Fósforo.

A Abelha-Italiana é uma variedade da Abelha-Europeia. Também é conhecida como Abelha-Amarela ou Abelha-Italiana-Amarela. Sua baixa agressividade, aliada à alta produtividade e à rápida produção de favos de mel, faz a Apis mellifera ligustica ser muito popular no mundo todo, sendo, de fato, a preferida dos apicultores. No entanto, possui sentido de orientação fraco, por isso, entra frequentemente em colmeias erradas. Dessa forma, acaba furtando mel de outras abelhas.

Histórico da associação dos Moradores da Região da Serra – Diamante PB

Fundada em 23 de julho de 2011, e formada pelos moradores dos Sítios: CACIMBA NOVA, LAJES, SERRINHA, PORÇOES, INVEJA, TABULEIROS, ENGENHO VELHO, SERRA GRANDE, CHORAO, CAFUNDO, MATA DA FARINHA, BARNABE, SOCORRO, RIACHO DO MEIO E PATUSCADA no Município de Diamante PB.

Com o objetivo de integrar os sítios da região e defender projetos para a região, cobrando dos Gestores Públicos a execução de politicas publicas de desenvolvimento rural sustentável, se espelhando na ASA BRASIL e suas parceiras CAAASP,- Central das Associações dos Assentamentos do Alto Sertão Paraibano, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aparecida - PB E ASPA – Associação dos Apicultores do Sertão Paraibano, Gestores dos Programas: 1 Milhão de Cisternas e Programa P1+2. 

Procuramos solucionar os graves problemas de infraestrutura e geração de renda nos sítios da região da serra.
A Associação nasceu da necessidade dos agricultores estarem organizados e ter seus representantes para encaminhar suas demandas aos vários entes do Poder Público e ONGS, bem como solidificar a construção de um trabalho dos Moradores da Região da Serra feito desde o ano de 2005, de forma voluntária e com o apoio das Unidades Gestoras Microrregionais do P1MC, STR APARECIDA e CAAASP e da UGT ASPA, ambas filiadas a Articulação no Semiárido Brasileiro. Dando prosseguimento a toda uma história de busca de melhorias que a população tanto necessita.

Em Novembro de 2011 assinamos convenio com o Projeto Cooperar para a Construção de uma Unidade de Extração de Mel e aquisição de equipamentos apícolas, através do Processo: 298/2011 e Convenio: 132/2011.

Fomos Capacitados pelo GETEC/COOPERAR no método ITOG – Investimento, Tecnologia, Organização e Gestão. Estamos sendo Capacitados pelo SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Curso Iniciação á Apicultura, Associativismo Rural, etc.;

Em parceria com o escritório de contabilidade ECONTESE estamos apoiando a reorganização e legalização das 8 associações rurais antigas existentes na região da Serra, que estão impedidas de acessar Projetos devido a inadimplência com a Receita Federal e Outros Órgãos. Já conseguimos tirar da Inadimplência a Associação dos Produtores Rurais Pedro Silva de Sousa – Porções e já esta Aprovado no CMDRS e Protocolado no Cooperar o PROJETO COMPLEXO SANITARIO DOMICILIAR, Processo: 843, que irá beneficiar 28 famílias com a construção de banheiros, fossas e lavanderia. Estamos também regularizando a Associação do Sitio Cafundó e Engenho Velho.

 

 

Vale do Piancó Notícias

Tópicos
Anúncio full