Menu
Vale do Piancó

Produção de Uva Itália já é uma realidade para produtores rurais do Vale do Piancó. Veja detalhes

Ao que parecia impossível cultivar uvas no Sertão, devido à escassez de água, o agricultor Francisco França de Sousa, do Sítio Barriguda, em Santa Inês, está realizando

Da Redação do Diamante Online

31/08/2017 às 11:26 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Uva da variedade itália é produzida no Sertão da Paraíba, a despeito do clima seco e causticante. O que agricultores têm conseguido demonstra o potencial produtivo da região e o resultado de suas plantações tem se destacado em eventos que disseminam experiências do setor agrícola.

Ao que parecia impossível cultivar uvas no Sertão, devido à escassez de água, o agricultor Francisco França de Sousa, do Sítio Barriguda, em Santa Inês, está realizando. Tendo trabalhado em Petrolina (PE) no com essa cultura, depois que retornou para seu município decidiu iniciar um experimento numa pequena área e, com o acompanhamento de extensionistas, obteve êxito e a mais de um ano vem comercializando sua produção nas feiras livres da região.

Ele utiliza o sistema de irrigação por gotejamento, retirando água de um reservatório existente perto da área do plantio. Sua produção atual é a metade de um hectare, mas tem garantido uma renda extra para a família, agregada as outras atividades agrícolas. “De uma pequena unidade de observação, passamos para a produção definitiva da usa Itália, que se adaptou muito bem na região”, disse o agricultor.

Como na 1ª Feira da Agricultura Familiar de Santa Inês, inaugurada na quinta-feira (27) por iniciativa do Governo do Estado por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, em parceria com a Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município e outros órgãos. O evento também marcou as comemorações do Dia do Agricultor e do Dia da Agricultura Familiar, que aconteceram na semana passada em todo o País.

A organização da feira de Santa Inês contou com a participação da equipe de técnicos da Emater local composta por Francisco João da Silva e Ivete Ramalho, do secretário da Agricultura do Município, Raniere Nogueira, além dos representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Vale do Piancó Notícias

Tópicos
Anúncio full