Menu
Vale do Piancó

Mais de 700 pessoas disputam eleições do Comitê do rio Piancó-Piranhas-Açu

Em outubro, serão realizadas as plenárias setoriais em Caicó (RN), Alto do Rodrigues (RN), Currais Novo (RN), Itaporanga (PB), Sousa (PB) e Pombal (PB).

Da Redação do Diamante Online

06/09/2017 às 10:11 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A comissão eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu recebeu 735 inscrições de candidatos ao processo eleitoral. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), 150 inscrições foram rejeitadas por irregularidades.

Quem teve a inscrição impugnada tem até o próximo dia 12 para entrar com recurso. A relação final dos habilitados será divulgada no dia 27 deste mês. “A comissão ligou para as pessoas e descobriu que muitas não moravam nas cidades informadas nos documentos”, revelou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva, lembrando que a comissão eleitoral é presidida pelo gerente de fiscalização da Aesa, Pedro Crisóstomo Freire.

Em outubro, serão realizadas as plenárias setoriais em Caicó (RN), Alto do Rodrigues (RN), Currais Novo (RN), Itaporanga (PB), Sousa (PB) e Pombal (PB). A bacia hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu possui uma área de 43 mil km, sendo 60% da área na Paraíba, 40% no Rio Grande do Norte. Contempla 147 municípios, sendo 45 cidades no estado vizinho. A população estimada é de 1 milhão e 300 mil habitantes.

Comitês de bacias - Desde 2006, a Paraíba possui três colegiados estaduais: Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba, das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul. Eles foram criados em 2006 por meio de decretos do Governo do Estado. Além dos rios estaduais, a Paraíba divide com o Rio Grande do Norte o Comitê das Bacias do rio Piancó-Piranhas-Açu, esse de âmbito federal, criado em 1996 pelo Ministério do Meio Ambiente.

Assessoria

Tópicos
Anúncio full