Menu
Vale do Piancó

Caravana das Águas sai em defesa do Ramal do Vale do Piancó

O deputado estadual Jeová Campos lembra que é de fundamental importância que o Ministério da Integração inclua o Vale do Piancó como prioridade no orçamento do próximo ano.

Da Redação do Diamante Online

16/09/2017 às 11:27 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Nos próximos dias 21 e 22 de setembro, a Assembleia Legislativa da Paraíba, a partir da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Jeová Campos (PSB-PB) e da Frente Parlamentar da Água da ALPB, com apoio da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, do Senado Federal, presidida pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN), vai realizar a ‘Caravana das Águas’. O objetivo da ação, que vai passar por sete municípios paraibanos, é defender a inclusão das obras do Ramal do Vale do Piancó no orçamento do próximo ano, do Ministério da Integração Regional.

O deputado estadual Jeová Campos lembra que é de fundamental importância que o Ministério da Integração inclua o Vale do Piancó como prioridade no orçamento do próximo ano. “A gente tem informações que os parlamentares da Paraíba vão apresentar uma emenda de bancada neste sentido, mas isso não é suficiente, pois a emenda será de R$ 40 milhões e a obra requer um investimento de cerca de R$ 300 milhões”, afirma o parlamentar. Ele lembra que muito mais importante que a emenda de bancada, seria a mobilização dos parlamentares federais exigindo a destinação de recursos suficientes para execução da obra.

Segundo Jeová, o Rio Piancó está seco e por isso essa mobilização é muito importante. “O Rio Piancó só teve uma cheia este ano. Coremas Mãe D’água tem algo em torno de 7 a 8% de sua capacidade. Segundo o ministro Helder Barbalho o projeto do Ramal do Piancó, que leva água de Mauriti para o açude de Condado, em Piancó, garantiria água permanentemente em Coremas e Mãe D’água, assegurando o abastecimento tanto na Paraíba, quanto no Rio Grande do Norte”, explica o deputado, lembrando que de Santa Luzia até Souza, quem abastece a região inteira é Coremas, cujo índice hoje é em torno de 5%. O parlamentar reitera que Coremas Mãe D’água, que abastece hoje mais de 40 municípios, a partir de Santa Luzia, pode também ser a salvação de Cajazeiras.

Programação

De acordo com a programação, a Caravana das Águas começa no dia 21, a partir das 8h, em Mauriti (CE), de onde segue para Conceição (PB), depois passa pelos municípios de Ibiara e Boa Ventura, também na Paraíba. À noite, haverá um ato político em Itaporanga. No dia 22, as atividades recomeçam com uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Piancó, a partir das 9h, e à tarde, a partir das 15h, haverá outro encontro, em Coremas, a partir das 15h, com a participação da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, do Senado Federal. “Vamos nos mobilizar para sensibilizar o governo federal de que essa obra além de necessária é urgente”, finaliza Jeová.

Assessoria

Tópicos
Anúncio full