Menu
Vale do Piancó

Senador José Maranhão luta para que a Transposição siga até o Eixo de Piancó

Ele reiterou que a transposição não é para os paraibanos somente uma questão de honra, mas de sobrevivência. E enfatizou a necessidade de continuação da obra até o terceiro Eixo

Da Redação do Diamante Online

23/09/2017 às 18:46 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Em sessão plenária do Senado na quarta-feira (20), o senador José Maranhão expressou solidariedade aos nordestinos castigados pela seca que atinge a região há seis anos. “Eu tenho testemunhado aqui a angústia dos nossos companheiros do Sul do País com estiagem de 50 dias, de 60 dias. Imaginem se eles tivessem que amargar o que nós estamos amargando, com uma seca total sem precedentes na nossa história que já dura seis anos”, ressaltou.

Em aparte à Senadora Fátima Bezerra (PT/RN), que na tribuna abordou a necessidade de conclusão do Eixo Norte da Transposição do São Francisco, José Maranhão destacou que um terceiro Eixo, no Canal de Piancó, poderá levar água ao Alto Sertão da Paraíba e parte do Rio Grande do Norte. Ele lembrou que os dois estados são os mais atingidos pelo fenômeno desta seca que não dá trégua. “Nós temos uma integração natural – Paraíba e Rio Grande do Norte –, porque é através da sangria do Açude Coremas-Mãe DÁgua, que o Rio Grande do Norte alimenta uma vasta região do seu território e um dos maiores reservatórios do Estado”, destacou o senador.

Ele reiterou que a transposição não é para os paraibanos somente uma questão de honra, mas de sobrevivência. E enfatizou a necessidade de continuação da obra até o terceiro Eixo. Segundo Maranhão, o açude Coremas-Mãe DÁgua, para cumprir o seu papel no abastecimento de água de todo o Sertão da Paraíba, precisa da transposição. Segundo ele, o terceiro eixo, de Piancó, é que vai realmente realimentar o Coremas-Mãe DÁgua e, através dele, todo o Alto Sertão da Paraíba e parte do Rio Grande do Norte. “Os nordestinos defendem, lutam pela transposição e agora já não é mais a luta primária pela transposição, mas a luta secundária pela distribuição dessa água, que precisa chegar com urgência para que a população não sofra mais do que já está sofrendo no Alto Sertão da Paraíba, a região mais seca do Estado”.

Assessoria

Tópicos
Anúncio full