Menu
Vale do Piancó

Aberta inscrições para curso de conciliação para atuação de voluntários em Comarca do Vale do Piancó

Os interessados ainda podem optar por vincular-se ao programa “Voluntários da Justiça” e serem selecionados, em momento posterior, para desempenho de atividades junto à Justiça.

Da Redação do Diamante Online

27/09/2017 às 09:59 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A iniciativa, decorrente de uma pesquisa monográfica que teve o total apoio do Poder Judiciário local, visa capacitar voluntários para o desempenho das atividades de Conciliadores e Mediadores do primeiro Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC, da Região do Vale.

Os Cejusc’s são Centros Judiciários que, conforme as determinações do CNJ, deverão ser criados pelos Tribunais de Justiças em todas as suas unidades, sendo responsáveis pela realização ou gestão das sessões e audiências de conciliação e mediação, a cargo dos seus conciliadores e mediadores capacitados, bem como pelo atendimento e orientação ao cidadão.

O curso será ministrado pela equipe do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC, do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, nos termos das Diretrizes Curriculares previstas na Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça, nos dias 29 e 30 do corrente mês.

As inscrições estarão abertas, com vagas limitadas, do dia 25 a 28 de setembro, podendo ser realizada na Gerência do Fórum Francisco de Oliveira Braga, localizado na cidade de Conceição/PB, Centro, estando vinculada a doação de 3kg de alimentos (não perecíveis), que serão destinados ao Projeto Solidariedade Existe, da cidade de Ibiara/PB.

O evento acontecerá no Tribunal do Júri da Comarca de Conceição, ocorrendo durante os dois dias nos horários da manhã e tarde. A aula inaugural será ministrada pelo Juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior (Diretor Adjunto do Nupemec, Juiz Titutal da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Juiz Membro do Tribunal Regional Eleitoral e Juiz Presidente da Comissão do último concurso público de Magistrados do Estado da Paraíba).

Poderão se inscrever quaisquer profissionais, sobretudo, os acadêmicos e Operadores do Direito, que pretendam atuar junto ao Poder Judiciário local, ocasião em que, logo após a realização do referido curso, já passarão a desenvolver suas atividades no Cejusc que será instalado na Comarca de Conceição, na mesma oportunidade.

Os interessados ainda podem optar por vincular-se ao programa “Voluntários da Justiça” e serem selecionados, em momento posterior, para desempenho de atividades junto à Justiça.

A instalação do Cejusc da Comarca de Conceição/PB, visa garantir aos jurisdicionados e profissionais do direito: a celeridade processual que tanto se almeja do Poder Judiciário, o diálogo entre as partes demandantes e a disseminação da cultura da conciliação na busca da pacificação social necessária, tornando, também, a Comarca em comento, a 1ª da Região do Vale do Piancó a adequar-se à Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos.

Vale do Piancó Notícias

Tópicos
Anúncio full