Menu
Vale do Piancó

Estação Meteorológica Automática começa a funcionar no Campus Itaporanga. Veja!

Segundo os técnicos do INMET, Aloisio Lopes e Altamir Pereira, os equipamentos já estão oficialmente em operação

Da Redação do Diamante Online

06/11/2017 às 09:21 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O IFPB, por meio da parceria firmada com Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a Prefeitura Municipal, recebeu nesta, os técnicos do INMET que fizeram a instalação dos equipamentos da Estação Meteorológica Automática no campus Itaporanga.

A Estação passa a coletar dados - de forma automática e precisa - de temperatura, umidade, pressão, ponto de orvalho, radiação, precipitação, direção e velocidade do vento – garantindo assim a cobertura de um vazio de monitoramento meteorológico no Estado da Paraíba. Os dados serão disponibilizados, em tempo real, no site do INMET.

Segundo o diretor do campus, professor Ridelson Farias, o empreendimento contou com a colaboração da prefeitura municipal, a qual fez o levantamento topográfico da área, a movimentação de terras (terraplanagem) e a construção do cercado. Este último foi construído de acordo com as especificações apresentadas pela coordenadoria do 3° Distrito de Meteorologia (DISME), sediado em Recife, que jurisdiciona os Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

O 3° DISME é coordenado pelo servidor Raimundo Jaildo, o qual, em maio deste ano, esteve em Itaporanga com o professor Ridelson Farias e Prefeito Municipal Divaldo Dantas para tratar sobre a viabilidade de construção da Estação: disponibilização da área (terreno), por parte do campus; construção do cercado por conta da prefeitura e instalação dos equipamentos, pelo INMET.

Segundo os técnicos do INMET, Aloisio Lopes e Altamir Pereira, os equipamentos já estão oficialmente em operação; mas haverá um acompanhamento/monitoramento do funcionamento para ajustes posteriores.

Segundo o professor Ridelson, a instalação da AUT viabilizará o “nascimento” de um componente de extrema importância para a região do Vale do Piancó: a coleta e a disponibilização de dados meteorológicos que serão utilizados para monitoramento do tempo e para pesquisas.

Diamante Online

Tópicos
Anúncio full