Menu
Vale do Piancó

Comarca de Conceição adere à Semana Nacional de Conciliação. Saiba mais!

A estimativa é apreciar e solucionar mais de uma centena de processos que já tramitam entre as duas Varas Mistas da Comarca de Conceição

Da Redação do Diamante Online

28/11/2017 às 09:22 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Iniciou-se oficialmente nesta segunda-feira (27), a partir das 08h30h, no Fórum Francisco de Oliveira Braga, um esforço concentrado dos Operadores do Direito da Comarca de Conceição-PB, para abertura dos trabalhos relativos à XII Semana Nacional da Conciliação, que acontece no período de 27 de novembro a 1º de dezembro, em todo o país.

A Comarca de Conceição faz parte das 22 Comarcas do Estado da Paraíba que aderiram à Semana Nacional da Conciliação, uma política do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, cujo objetivo é encerrar processos judiciais por meio da técnica de conciliação, maneira pacífica e célere para resolução dos litígios.

O esforço local propiciou aos advogados que informassem (anteriormente e durante toda a semana em deslinde) os seus processos cuja viabilidade de autocomposição exista, logrando-se êxito na ideia e montando-se uma pauta semanal de audiências bastante produtiva e satisfativa aos causídicos.

A estimativa é apreciar e solucionar mais de uma centena de processos que já tramitam entre as duas Varas Mistas da Comarca de Conceição, dando celeridade aos feitos e desafogando a Justiça local.

Somente na manhã do dia de hoje dezenas de acordos já foram firmados, Empresas Públicas e Privadas, bem como as Administrações Públicas locais (da Comarca e seus termos) veem contribuindo para o sucesso da semana que se iniciou, sendo os acordos realizados já homologados, mediante sentença judicial, tornando-se título executivo passível de execução entre as partes.

A Comarca de Conceição já é destaque na valoração das técnicas autocompositivas (mediação e conciliação) sendo a primeira da Região do Vale do Piancó a contar com um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), com mais de 80 voluntários em capacitação pelo NUPEMEC, com previsão para atuação no início de 2018.

Kleyber Trovão, Juiz coordenador do CEJUSC, pontuou: “O pioneirismo do nosso Centro de Solução de Conflitos nos motivou a integrar a Semana Nacional da Conciliação. Tentamos propiciar a participação ativa dos advogados na elaboração da nossa pauta de audiências, possibilitando que nos fosse informado os processos cujos causídicos desejassem que integrasse a pauta, valorando, sobretudo, os que haviam interesse no acordo, ideia que já nos fez solucionar inúmeras situações que estavam em tramitação. Estamos muito motivados na implantação da cultura da paz em nossa região e com a instalação do nosso CEJUSC, momentos como este serão vividos como mais frequência, pois buscaremos a realização de outros mutirões para solução dos litígios locais”.

O advogado Ozierik Mangueira informou: “Ficamos muito satisfeitos com a integração da nossa Comarca na Semana da Conciliação, principalmente pela nossa participação na elaboração da pauta de audiências, pois tivemos a oportunidade de informar ao Juízo os nossos feitos em que há possibilidade de acordos, tornando-os mais céleres e contribuindo para pacificação social. A Comarca de Conceição vive novos tempos”.

 

Vale do Piancó Notícias

Tópicos
Anúncio full