Menu
Vale do Piancó

Confira as estimativas financeiras do FPM para 2018, em todos os municípios do Vale do Piancó

O documento traz as estimativas de repasse do FPM calculadas pela Secretaria do Tesouro Nacional, com base na proposta orçamentária da União para 2018.

Da Redação do Diamante Online

02/01/2018 às 10:43 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Observatório de Informações Municipais é uma entidade que elabora e disponibiliza estudos e artigos que permitem conhecer a realidade municipal brasileira, fornece informações e notícias que auxiliam na tomada de decisões, abre espaços de debate sobre temas da atualidade de interesse dos Municípios e levanta informações que mostrem para a sociedade os governos municipais de forma mais transparente.

O gestor do OIM é o economista e geógrafo François E. J. de Bremaeker, com um vasto currículo, experiência profissional e premiado, além de ter vários artigos publicados em diversos veículos de comunicação e sites na internet.

O documento traz as estimativas de repasse do FPM calculadas pela Secretaria do Tesouro Nacional, com base na proposta orçamentária da União para 2018. O valor global estimado é de R$ 78.921.264.779.

Com base neste valor a Secretaria do Tesouro Nacional calcula os valores conforme o coeficiente que os Municípios apresentaram em 2017. Posteriormente à elaboração da referida proposta foi divulgada pelo IBGE a estimativa de população para o ano de 2017, cujos resultados determinam os coeficientes de repasse do FPM a serem aplicados em 2018.

Em razão da alteração de coeficientes de 113 Municípios, sendo 100 deles apresentando aumento e 13 apresentando redução, foi efetuado pelo Observatório de Informações Municipais o recálculo dos valores a serem transferidos aos Municípios, mantendo os valores estimados originalmente pela Secretaria do Tesouro Nacional. Desta forma, o valor global a ser repassado passa a ser estimado em R$ 79.016.516.047. Isto representa uma diferença de 0,12% em relação à proposta orçamentária da União.

O gestor do Observatório de Informações Municipais arbitra que os valores indicados podem apresentar um aumento da ordem de 5%, tendo em vista o fato de que a estimativa original foi calculada em meados do ano de 2017, quando as projeções de crescimento da economia ainda eram desfavoráveis.

Confira o documento completo: Repasses FPM Todos os Municípios

Assessoria

Tópicos
Anúncio full