Menu
Vale do Piancó

Prefeitura de Boa Ventura promove curso de formação para domadores de equinos

O gestor da pasta também ressaltou o apoio e o empenho da Prefeitura de Boa Ventura, através da prefeita Leonice Lopes, na realização de ações como esta

Da Redação do Diamante Online

27/03/2018 às 10:31 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Prefeitura de Boa Ventura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação, Abastecimento e Meio Ambiente, firmou parceria junto ao SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) para realização do curso de formação para domadores de equinos.

A capacitação em doma racional de cavalos aconteceu no período de 21 a 25 de março, com uma turma composta por 17 participantes, que viram nesta formação a oportunidade de aperfeiçoar as técnicas já conhecidas e também de conquistar um espaço neste mercado.

"O intuito da Prefeitura de Boa Ventura é o de oferecer aos nossos munícipes a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho e vimos nesta formação a possibilidade de ofertar aos mesmos a capacitação para doma de equinos, especialmente por termos em nossa região e em todo o país um crescimento na prática de esportes com equinos, o que gera no mercado postos de emprego para domadores capacitados", explicou o secretário da pasta, Gilson Porcino.

Porcino também revelou que o curso teve uma parte teórica, onde os participantes puderam aprender um pouco os animais, sobre o trabalho de doma em si, além de diversas outras informações que foram utilizadas na parte prática do curso.

"Além da parceria com o SENAR, que assegurou aos boaventurenses que participaram do curso todas as informações necessárias para praticar a doma racional, bem como a colocar em prática toda a teoria aplicada em sala de aula, por assim dizer, também contamos com o apoio do FR Rancho, através do amigo Robertinho, que nos disponibilizou espaço em seu haras para que essas aulas práticas pudessem acontecer", agradeceu Gilson.

O gestor da pasta também ressaltou o apoio e o empenho da Prefeitura de Boa Ventura, através da prefeita Leonice Lopes, na realização de ações como esta. "A Prefeitura de Boa Ventura tem trabalhado para oferecer aos nossos munícipes oportunidades como esta, onde conseguimos trazer para o município este importante curso, acredito, inclusive, que fomos o primeiro município aqui da região a realiza-lo e, além deste, já estamos com turma formada para participar do curso de produção de palma forrageira, um reforço importe na alimentação do gado, principalmente no período da seca e, também, mais uma forma do nosso agricultor conseguir gerar renda para manter sua família e se manter na terra", complementou.

Gilson Porcino revelou, também, que para realização deste curso de plantio de palma forrageira também serão realizadas as aulas teóricas nas Secretaria de Agricultura e a parte prática será realizada na Escola Emília Diniz, onde a Secretaria vai aproveitar o terreno existente para montar uma sementeira de palma.

"Vamos aproveitar o espaço existente na Escola Emília Diniz, onde implantaremos a sementeira de palma, que além de ajudar na parte prática do curso, posteriormente fornecerá ao Município as raquetes para serem distribuídas aos agricultores, evitando assim o investimento financeiro na aquisição das mesmas", concluiu o secretário.

Assessoria

Tópicos
Anúncio full