Menu
Vale do Piancó

Pós-Graduação das FIP comemora 15 anos de parceria, na cidade de Itaporanga

A cidade de Itaporanga foi escolhida como Sede, há muito tempo vem certificado centenas de profissionais nas mais diversas áreas

Da Redação do Diamante Online

11/04/2018 às 15:59 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Uma parceria de grande importância para a formação educacional de todo o Vale do Piancó, comemorou no mês de Março, 15 anos de sua implantação e existência. A cidade de Itaporanga foi escolhida como Sede, há muito tempo vem certificado centenas de profissionais nas mais diversas áreas, com seus cursos de Pós-Graduação lato sensu a exemplo de Ciências Jurídicas, Educação e Saúde, bem como especializações profissionais técnicas de nível médio em Urgência, Emergência e Enfermagem do Trabalho.

A comemoração dos 15 anos, contemplou também, a parceria entre a Casome (Consultoria de Assistência, Serviços de Orientação e Mediação Educacional), mantenedora da Facita (Faculdade de Itaporanga) com as Faculdades Integradas de Patos, reunindo varias celebridades da educação regional, a exemplo de Maria de Lourdes Pereira Alves, Coordenadora do Polo UAB Itaporanga, Ridelson Farias de Sousa, Coordenador do IFPB, Antônio Leite coordenador da UNIP entre tantos outros.

Durante a celebração dos 15 anos, o Reitor da Facita e Coordenador de Pós-Graduação das FIP, Francisco de Assis Alves, foi homenageado pelos participantes, colegas, amigos, familiares, alunos e pela própria instituição. Ele contou que ficou emocionado ao ouvir a narrativa de sua biografia, contando toda a sua vida acadêmica.

Veja mais imagens: 

Leia a biografia:

O que é uma Biografia se não uma narração oral, escrita ou visual dos fatos particulares das várias fases da vida de uma pessoa? O que é uma Biografia se não a compreensão de uma vida, de uma trajetória e dos motivos que o conduziram a uma meta? O que é uma Biografia se não uma história que emociona, que leva a reflexão e acima de tudo que se torna espelho para uma sociedade?

Pois é, meus Senhores e minhas Senhoras, a Biografia que agora vos apresento tem como descritores as seguintes palavras: determinação, garra, luta e sucesso.

E ela começa a ser escrita em meados dos anos 60. Mais precisamente em 26 de maio de 1964. Eu vos apresento FRANCISCO DE ASSIS ALVES. Nosso homenageado de hoje.

Filho de Maria de Fátima Alves, nascido na cidade de Itaporanga, sempre foi uma criança extrovertida, alegre, entusiasmada e de fácil socialização.

Teve suas primeiras lições na Escola Municipal Miguel Alves da Silva, mediada pela Professora Maria de Lourdes Pereira Alves.

Estudou no Colégio Diocesano D. João da Mata, “Colégio de Padre Zé” onde encontrou na figura deste homem, grande motivação para estudar e ir atrás de seus sonhos. Lá pode construir grandes amizades que perduram até hoje. Praticava com muito afinco o Voleibol e Tênis de Mesa.

A energia que exalava dos seus poros não o deixavam quieto. Ele sentia a necessidade de interação e ação.

Querer o novo e vivenciá-lo em sua íntegra era uma conduta cotidiana do rapaz. Participou da Juventude Franciscana JUFRA, grupo de jovens da cidade, onde teve a oportunidade de atuar no teatro com a peça “Paixão de Cristo” contracenando, por anos o papel de Pedro.

Cursou o Ensino Médio na Escola Estadual Adalgisa Téodulo da Fonsêca, e aos 14 anos conheceu Ana Paula (hoje sua esposa). Em 1982 tornou-se DJ, o grande DJ da famosa Boate: Morumbi.

A inquietude e a vontade de realizar sonhos, promover encontros, ajudar a melhorar a vida das pessoas, sempre esteve nas veias de Francisco. Ele se sentia realizado quando podia contribuir com a felicidade de alguém, seja com uma palavra de motivação, um elogio, uma música.

Pois é, quantos casais desta cidade não se apaixonaram dançando ao som da música, diga-se de passagem, selecionada a dedo, pelo DJ “Chico”?

Os casais tinham trilha sonora especial, e Chico sabia muito bem o momento exato de trocar a discoteca, o forró, por aquela música lenta. A música que tantas vezes foi responsável pela reconciliação, perdão, pelo beijo.

Foi nesta fase da vida, que se apaixonou por Ana Paula e uniram-se em matrimonio em 20 de junho de 1987 realizando o primeiro de seus grandes sonhos: o de construir uma família. Desta união vieram dois frutos: Filipe e Laís, filhos amados e preciosos, razão da luta diária deste homem.

Em 1988, no Governo Municipal João Franco da Costa foi nomeado Professor do município de Itaporanga até os dias atuais.

Com o intuito de ajudar na sua renda financeira, Francisco, que tinha um grande número de amigos, optou em representar A KAZON em 14 de abril de 1993, com a venda de perfumes, hidratantes e toda a linha de cosméticos, o qual herdou o então popular nome Chico da Kazon.

Indo em busca da realização de mais um sonho, Francisco cursou Letras, na então Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patos, mantida pela Fundação Francisco Mascarenhas, na cidade de Patos e após 04 (quatro) árduos anos concluiu o curso em 1988 realizando, assim o seu segundo sonho.

E não parou de estudar, sabia que somente através do estudo, esforço e dedicação poderia alcançar seus objetivos. Fez curso de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional, Língua, linguística e Literatura, Direito Administrativo e Gestão Pública e Educação Ambiental.

Seu invejável currículo o introduziu na docência, desde o ano de 1985, Francisco iniciou sua vida profissional como prestador de serviço na área docente, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Adalgisa Teódulo da Fonsêca, sendo concursado no ano de 1994.

Tornou-se um admirável e renomado Professor. Sempre atento aos detalhes, a perfeição e organização, pois suas aulas se tornaram únicas, dinâmicas, interativas. Ele apresentava a Língua Portuguesa de uma forma poética, encantadora, conseguia cativar seus alunos, com seu entusiasmo, carisma e amor pelo que fazia.

E essa maneira particular de mediar conhecimentos se estendeu a Modalidade EAD, quando a UAB ofereceu cursos à distância, criando o Polo da Universidade Aberta do Brasil em Itaporanga, em 2007, Francisco foi o selecionado para ser Tutor Presencial do Curso de Licenciatura Plena em Letras/Português das primeiras turmas da UFPBVirtual, o qual desempenhou brilhantemente seu papel na modalidade à distância.

Cada passo, um aprendizado, cada luta um êxito, ser gestor da Escola Cidadã Integral Professor Francelino de Alencar Neves, em 2016 foi um grande desafio, e mais uma vez Francisco deixou sua marca naquela Instituição Educacional.

Pode-se dizer que duas personalidades marcaram sua vida. Dois grandes ícones foram responsáveis pelo grande Homem que Francisco se tornou. Influenciando de forma significativa e ensinando que quando se tem determinação e coragem, se vence.

O primeiro foi Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, “Padre Zé” (in memoriam). Padre Zé foi um baluarte da Educação desta Região. Homem que instigou seu povo a trocar as armas por livros. Que oportunizou e construiu uma ponte chamada EDUCAÇÃO oferecendo um novo caminho, ele conseguiu tirar muitos do campo da ignorância e conduzi-los ao campo do conhecimento.

E segundo foi João Leuson Palmeira Gomes Alves, homem visionário, desbravador, que não mediu esforços em expandir a Educação Superior oportunizando o tão sonhado curso superior aqueles que não podiam se deslocar as grandes Metrópoles, homem íntegro, generoso, empreendedor.

Sua história com João Leuson começou em 2001 quando idealizaram a extensão dos cursos de Pós-Graduação a Itaporanga, eis que tem início uma nova história para Chico, uma parceria que mudaria sua vida.

Dois anos depois, em 2003, pela primeira vez na cidade de Itaporanga, é oferecido curso de Pós-Graduação em Psicopedagoga Institucional. Francisco consegue com toda sua influência e carisma, indo de porta em porta e conseguiu formar duas turmas de Pós-Graduação, composta por alunos de todo o Vale do Piancó, no total de 115 alunos, onde 105 concluíram o curso.

E não parou por aí, no ano seguinte Francisco mais uma vez, ousou! E no segundo Semestre de 2004 formou a primeira turma de Técnico em Enfermagem em parceria com a Escola de Ciências da Saúde de Patos ECISA, formando 04 turmas de Técnicos em Enfermagem no Município de Itaporanga, com alunos de toda Região do Vale do Piancó.

Seu trabalho não hesitou em parar, a confiança depositada por seu grande idealizador e incentivador João Leuson o fortalecia cada vez mais, então prosseguiu com toda sua energia, pró - atividade e coragem.

Em 2010 conseguiu formar duas turmas de Pós-Graduação: a primeira em Ciências Jurídicas com o curso de Direito Administrativo e Gestão Pública e a segunda em Ciências da Saúde com o curso em Saúde Mental.

Mas, esse homem não se aquietava porque quem traz em si grandes sonhos, não consegue parar. Sua inquietação, suas potencialidades e seu entusiasmo o conduziram a mais uma conquista, e em 2014 mais um sonho se concretizava: sua consultoria: CASOME, Consultoria de Assistência, Serviços de Orientação e Mediação Educacional.

A CASOME foi responsável pelo projeto mais audacioso de Francisco, aquele que foi idealizado por toda uma vida: A FACITA, Faculdade de Itaporanga, seu maior sonho.

FACITA-CASOME estréia com o curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia, Curso Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia Médica.

O Entusiasmo é a inspiração mais forte na vida de um homem. E este nunca faltou na vida de Francisco, pessoa alegre, que não desiste, que não aceita derrota, que vibra com cada êxito, que se emociona com cada entrega de certificados aos alunos, que torce pelo sucesso do outro, acredita nas pessoas, enxerga potencialidades, incentiva sonhos e propõem parcerias, e foi assim, que aqueles que um dia foram alunos, voltaram na condição de docentes. Seus colaboradores de todo o vale do Piancó.

1. Ana Ivani Pinto Neves (Itaporanga)
2. Ana Luiza do Nascimento Leite Felismino (Itaporanga)
3. Bruno Malaquias (Itaporanga)
4. Camilo de Lelis Diniz de Farias (Itaporanga)
5. Merilainy Dayana Serafim Luis (Nova Olinda)
6. Deyvson Antonio Olegário Soares (Itaporanga)
7. Euclismária Alves Barreiro de Carvalho (Itaporanga)
8. Eulália Bezerra Araújo (Igaracy)
9. Francisco Figueiredo de Alexandria Júnior (Itaporanga)
10. Francisco Raimundo da Silva (Itaporanga)
11. Isabel Karine Diniz de Farias Rodrigues (Itaporanga)
12. Jailma Alves de Sousa (Itaporanga)
13. Jaynilton Custódio Rodrigues (Itaporanga)
14. Josefa Cristina de Araújo (Itaporanga)
15. Josefa Naubia Alves de Brito Marques (Diamante)
16. Jucivan de Araujo (Itaporanga)
17. Luyênia Kerlia Gomes Martins (Itaporanga)
18. Marcos Fabiano Mangueira (Ibiara)
19. Maria Adélia Clementino Leite (Pedra Branca)
20. Maria Aparecida Alves Conserva (Itaporanga);
21. Maria Clerya Alvino Leite (Pedra Branca);
22. Maria do Carmo Lima Bezerra (Itaporanga);
23. Maria Aparecida Marques Pereira (Itaporanga);
24. Paulo César Rodrigues da Silva (Ibiara)
25. Rossane Keile Sales da Fonsêca (Itaporanga)
26. Salmana Rianne Pereira Alves (Itaporanga)
27. Tiago Gomes Araújo (Itaporanga)
28. Yara Maysa Gonçalves de Brito (Itaporanga)

São esses profissionais que abrilhantam esse trabalho. Eles não são somente colaboradores, são amigos de Francisco.

A Francisco de Assis Alves, todo o reconhecimento, agradecimento e respeito pelas inúmeras contribuições a Região do Vale do Piancó.

Pela oportunidade oferecida a cada professor, que saiu como aluno e foi convidado a retornar como docente pelos mais de mil pós-graduados, que ao longo desses 15 anos, cresceram na sua profissão, melhorou seu currículo, foram aprovados em concursos públicos e hoje têm uma nova vida, graças a sua formação acadêmica.

Ao término do evento, o Reitor falou que o seu maior sonho será a construção da sede própria da Facita, na cidade de Itaporanga. “Precisamos da efetivação desse grande sonho em nossa cidade, tendo em vista a necessidade de profissionalizar pessoas para o mercado de trabalho. Itaporanga hoje já comporta uma grande estrutura nesse segmento, pois é uma cidade que já possui um nível de pólo acadêmico”, falou.

Diamante Online

Tópicos
Anúncio full