Menu
Vale do Piancó

MPPB, Aesa e órgãos federais verificam situação hídrica e inspecionam eixos norte da transposição

Se identificarmos algum problema, vamos estudar como podemos atuar para que as obras sejam agilizadas.

Da Redação do Diamante Online

24/07/2018 às 13:12 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) quer verificar a situação hídrica e o andamento das obras nos eixos norte e leste da transposição do Rio São Francisco. Para isso, o órgão vai realizar, nesta terça-feira (24), uma inspeção às obras da transposição do Rio São Francisco, nos trechos que trazem água à Paraíba.

A fiscalização acontecerá em parceria com representantes do Ministério da Integração Nacional, Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) e Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa). A comitiva visitará os reservatórios de Poções e Camalaú, no eixo leste, amanhã. Já na quarta-feira (25), o grupo estará em São José de Piranhas, no eixo norte.

O interesse do Ministério Público da Paraíba é ver onde estão os gargalos e buscar as soluções. Nossa relação com o Ministério da Integração é de parceria. O ministro Antônio de Pádua e sua equipe sempre nos dão satisfação sobre as obras e têm todo interesse em atender nossos pedidos. Cobramos e fazemos a pressão necessária e eles não se incomodam, porque sabem que nosso interesse é que a obra saia, de fato. As questões que temos acompanhado estão sido resolvidas, afirmou o procurador de Justiça, Francisco Sagres, que coordenará a inspeção com o promotor Raniere Dantas, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente, Saúde e Consumidor, que integram o Comitê de Gestão de Recursos Hídricos do MPPB.

De acordo com o procurador, os reservatórios de Poções e Camalaú chegaram a receber água do eixo leste da transposição, mas o bombeamento foi interrompido para que sejam feitos serviços de recuperação nos reservatórios. Essa obra precisa ser concluída antes que o leito do rio seque. A previsão é terminar em agosto e, nessa visita, vamos constatar junto com os técnicos se o cronograma está sendo seguido. Precisamos que a água chegue o quanto antes para encher Poções. Estão sendo colocadas as tubulações no rasgo que foi feito no açude, como uma medida emergencial para que a água chegasse a Boqueirão. O açude precisa tomar muita água para cobrir a tubulação e seguir o curso, explicou.

A comitiva segue para Cabrobó (PE), na quinta-feira, iniciando a inspeção no eixo norte da transposição, por onde a água do São Francisco é distribuída para o Sertão da Paraíba e os Estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Sagres explicou que há uma preocupação com a execução dqa obra da estação de bombeamento que capta a água que entra pelo município de São José de Piranhas. Na última visita do ministro da Integração à Paraíba, ele previu que a obra fosse concluída ainda este ano e entregou ao procurador-geral Francisco Seráphico uma cópia da ordem de serviço assinada com a nova empresa contratada para concluir os serviços.

Tínhamos um gargalo na estação de bombeamento do eixo norte que capta a água que entra na Paraíba. Vamos verificar se a nova empresa está operando com toda a sua capacidade, como foi prometido. Se identificarmos algum problema, vamos estudar como podemos atuar para que as obras sejam agilizadas. Nossa preocupação é que os reservatórios de Coremas/Mãe DÁgua e Engenheiro Avidos, que estão com volumes baixos e abastecem 28 cidades. Queremos que a água da transposição chegue logo para afastarmos risco de colapso, explicou Francisco Sagres.

MPPB

Tópicos
Anúncio full