Menu
Vale do Piancó

Município de Santana de Mangueira solicita Base do Samu ao MS, após aprovação na PB. Saiba mais!

Agora sim é oficial, o SAMU de Santana foi aprovado em uma reunião Ordinária da CIB.

Da Redação do Diamante Online

10/08/2018 às 09:54 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Uma Nota Oficial, divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde de Santana de Mangueira (PB), renovou as esperanças daquela população desde o início dessa semana. É que o povo santanense é um dos poucos que depende de outros municípios para ser atendido quando solicitam a ajuda do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e essa realidade pode ser modificada nos próximos dias.

Leia o informativo divulgado:

A gestão Municipal de Santana de Mangueira comunica oficialmente e com muita satisfação a toda população local, que a implantação do SAMU solicitado pela atual gestão de Saúde, representada na pessoa da Secretária, Maria José Inácio, foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e agora segue para o Ministério da Saúde para sua liberação.

Depois de uma longa jornada de ações em busca da implantação desse serviço de extrema importância para o município, temos a grande satisfação de comemorar com todos você, essa grande conquista.

Salientamos ainda, que essa luta não começou em 2017 na gestão do Prefeito Zé Inácio Sobrinho, essa causa vem sendo pleiteada desde a gestão anterior representada pela ex-prefeita Tania Nitão e na pasta da Saúde pela senhora Nerivânia Inácio, ambas encontraram diversos entraves que dificultaram a consolidação desse sonho tão almejado por todos.

Ao contrário do que vem sendo dito com informações errôneas acerca da implantação do SAMU na cidade, o processo de liberação não é simples, muito pelo contrário e até o fato de dois municípios próximos a Santana já possuírem SAMU, barrou por um bom tempo que Santana tivesse sua base liberada.

Em 2017 a gestão atual retomou a luta em silêncio enviando uma nova solicitação do SAMU para o Governo do Estado, e por não está de acordo com alguns critérios da portaria, não conseguiu essa liberação, mas conhecendo a grande necessidade desse serviço para a cidade, a gestão mais uma vez refez todo o processo de solicitação e em 2018 atualizou todos os documentos, elaborou novo projeto e solicitou um levantamento dos atendimentos de urgências realizados nos últimos dois anos dos santanenses juntos aos Hospitais da região, bem como o Prefeito da cidade assinou um termo comprometendo a gestão a custear todas as despesas de implantação e de funcionamento até que a parte do recurso do Ministério seja liberada, termo esse fundamental para que o SAMU realmente fosse liberado.

Então, após longa espera de todos fazemos publica essa notícia tão vislumbrada.

Agora sim é oficial, o SAMU de Santana foi aprovado em uma reunião Ordinária da CIB.

A gestão comunica ainda que lamenta muito que pessoas públicas tenham tratado desse tema tão importante como questões políticas com méritos pra B ou pra C e com divulgação de informações equivocadas em redes sociais.

Mas o fato e o que realmente importa é que essa luta foi vencida e o grande vencedor é a população de Santana de Mangueira que merece ter vidas salvas por este serviço tão essencial a nossa cidade e que vai ajudar também a fortalecer da Rede de Urgência e Emergência da nossa Região, somando com as bases de SAMU já existentes.

Serviços que ajudam a salvar vidas não tem mérito político ou partidário é um dever do gestor do SUS e a gestão que entende esse valor e luta por ter esse direito próximo aos seus usuários cumpre apenas com o papel para o qual foi eleito.

Diamante Online

Anúncio full