Diamante On-Line

Vale do Piancó

No Vale, janeiro contraria previsões e corre para ser um dos mais secos dos últimos tempos

Diferentemente do ano passado, quando a chuva chegou cedo à região, agora em 2021 a temporada invernosa ainda não começou.

As previsões meteorológicas da Aesa, a agência de gestão de águas da Paraíba, de que este primeiro trimestre do ano seria de chuvas dentro da média história não se confirmaram, pelo menos neste primeiro mês. Janeiro pode terminar como um dos mais secos dos últimos anos no Vale.

Diferentemente do ano passado, quando a chuva chegou cedo à região, agora em 2021 a temporada invernosa ainda não começou. Em Itaporanga, por exemplo, as chuvas até agora não passaram de 40 milímetros, bem abaixo da média.

Pelo que se observa é provável que a temporada de chuvas no Vale seja tardia este ano, mas o importante é que o inverso venha e se consolide para garantir pastagem para o rebanho, água e alimentos para os trabalhadores rurais. Ao menos, 40 mil pessoas ainda residem na zona rural do Vale e dependem diretamente das chuvas para comer e beber.

Página:

https://www.diamanteonline.com.br/noticia/vale-do-pianc/2021/01/26/no-vale-janeiro-contraria-previses-e-corre-para-ser-um-dos-mais-secos-dos-ltimos-tempos/26100.html