Menu
Brasil

Mercado de TI é um dos setores que não pararam de contratar no Brasil

Hoje no Brasil esse mercado emprega 1,3 milhão de pessoas e cerca de 50 mil postos de trabalho estão esperando por um profissional qualificado.

Da Redação do Diamante Online

14/02/2016 às 08:00 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O mercado de trabalho está difícil e o desemprego está aumentando, mas para uma categoria as coisas têm sido diferentes: o pessoal da Tecnologia da Informação. A reportagem é de Daiana Garbin.
Se todos os códigos de TI parecem indecifráveis para você e está fora de cogitação começar a aprender sobre programação e tecnologia, talvez você mude de ideia.

Hoje no Brasil esse mercado emprega 1,3 milhão de pessoas e, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, 50 mil postos de trabalho estão esperando por um profissional qualificado.
A tecnologia mudou o jeito que a gente se comunica e o jeito que gente faz muitas coisas. Serviços que antes você era obrigado a fazer pessoalmente estão sendo substituídos pelos aplicativos.

Em um clique você pede comida; outro clique, lá vem um táxi; no outro, paga uma conta e, em outro, coloca filtros nas fotos. Parece tudo muito simples, mas por trás de cada clique tem centenas de pessoas trabalhando para criar os códigos e programas que fazem tudo isso funcionar.

A expectativa é que nos próximos quatro anos o Brasil vá precisar de 750 mil profissonais de tecnologia. Mas tem um detalhe: esse mundo tecnológico não busca pessoas para preencher vagas, busca talentos. O professor de um curso que é também empresário dá o exemplo do gabriel que ele contratou recentemente para trabalhar com ele.

São jovens que estudam oito horas por dia, durante oito semanas. Eles aprendem sobre algoritmos, desenvolvimento de web, inteligência artificial, internet das coisas e também como mostrar a importancia da tecnologia no mundo dos negócios.
"Como você consegue mostrar para uma pessoa que a gente chama de migrante digital as vantagens do digital? A gente forma esses alunos que são nativos digitais como ele começa a se comunicar com esse imigrante digital e conseguem mostrar o valor disso. Mas, sim, que isso pode ser utilizado na empresa", explica Felipe barreiros, criador do projeto mastertech
A tecnologia faz as pessoas resolverem problemas de formas diferentes, criativas, sempre bolando coisas que a gente não vai mais saber viver sem, inventando soluções. Giselle Cruz, intérprete de linguagem de sinais, quer aprender programação para ensinar deficientes auditivos a se comunicar melhor.

Em 2009 o americano Brian inventou uma solução! começou, em uma salinha nos fundos de casa um site imobiliario. Hoje o site é um dos maiores portais imobiliários do Brasil. Tem 15 milhões de visitas por mês, 400 funcionários, 4 milhões de imóveis em mais de mil cidades do Brasil. E se você ficou com vontade de trabalhar aqui, saiba que hoje ele tem 13 vagas abertas com salário médio de 12 mil reais por mês.

"Todo os CEOs da empresas que eu conheço tem o mesmo problema. onde vamos encontrar as pessoas que precisamos? Um grande desafio", diz Brian Requarth, CEO do Portal Viva Real. Gustavo Camargo da Silva, de 16 anos, já trabalha na área há dois anos e tem muitos sonhos pela frente.

G1

Anúncio full