Menu
Brasil

Estudo revela como se comporta o profissional brasileiro

Brasileiros almejam recompensas não-financeiras com paixão acima da média

Da Redação do Diamante Online

17/03/2016 às 19:41 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Estudo divulgado pelo Boston Consulting Group atualmente mostra o que, de fato, importa para o brasileiro em termos de satisfação e anseios de carreira. A partir das respostas de mais de 11 mil profissionais do Brasil, coletadas em 2014, o BCG aponta que é o reconhecimento o fator de maior importância para a felicidade no trabalho.

A remuneração não aparece nem entre os dez mais citados. E o dado inclui todos os níveis, da base ao topo da pirâmide, indica a pesquisa. "Essa é a verdade de muitos trabalhadores na maioria dos países e regiões do mundo. Os brasileiros, contudo, almejam recompensas não-financeiras com uma paixão acima da média”, diz em comunicado Christian Orglmeister, coautor do relatório e sócio do escritório do BCG em São Paulo.

Confira a tabela com os itens que compõem a satisfação profissional dos brasileiros, em comparação com as respostas mais frequentes na América Latina e no mundo, já que a mesma pergunta foi feita a 203 mil pessoas em 289 países.

Indicadores de felicidade no trabalho / BrasilAmérica /LatinaMundo

Reconhecimento profissional /1º/3º/1º

Aprendizado e desenvolvimento de carreira/2º/1º/6º

Equilíbrio entre vida pessoal e trabalho/3º/2º/3º

Bom relacionamento com superiores/4º/9º/4º

Bom relacionamento com colegas/5º/10º/12º

Valores da empresa/6º/6º/10º

Estabilidade financeira da empresa/7º/4º/5º

Oportunidade para liderar e assumir responsabilidade/8º/5º/11º

Reputação do empregador/9º/13º/14º

Atividade profissional interessante/10º/12º/9º

Como os brasileiros buscam emprego

De acordo com o BCG, entre os entrevistados no Brasil, 29% dos profissionais empregados estavam procurando emprego ativamente. Entre os autônomos, o índice foi de 40%.

O estudo, no entanto, mostra que quanto maior o nível hierárquico menor a disposição procurar um novo emprego, o que não significa que os executivos não estejam abertos a propostas: 53% dos gerentes sênior que participaram da pesquisa, por exemplo, disseram que analisariam novas oportunidades de trabalho.

E a rede de contatos é fundamental na hora de procurar emprego, segundo identificou a pesquisa. O networking aparece com a mesma importância que sites de empresas e de anúncios de vagas de emprego. Segundo o BCG, os brasileiros sabem aproveitar suas redes de contatos acadêmicos e profissionais na hora de conquistar uma oportunidade profissional

Carreira internacional é mais sonho do que meta

A disposição para trabalhar no exterior é forte entre os brasileiros. Mas, os profissionais pouco fazem para atingir este objetivo. O estudo revela que 61% dos entrevistados fariam carreira internacional.

Entre as vantagens de trabalhar em outro país, os brasileiros citaram mais frequentemente a ampliação do hall de vivências, o ganho de experiência profissional e cultural, o aprendizado de um novo idioma e a possibilidade de melhores oportunidades de carreira.

De acordo com a pesquisa, o desejo pela experiência profissional no exterior é maior entre pessoas com doutorado os gerentes mais experientes. Entre as áreas de trabalho, profissionais de TI, engenharia e ciência são os mais interessados em sair do Brasil para trabalhar.

Mas, poucos são os profissionais levam a cabo o plano de carreira no exterior. Apenas um em cada dez brasileiros disse que já procurou emprego em outros países e somente 1% dos entrevistados deu entrada em pedidos de visto.

Exame

Anúncio full