Menu
Brasil

Perto do fim, obras da transposição poderão parar com o impeachment

Considerada uma das maiores do mundo, a obra tem um investimento de R$ 8 bilhões

Da Redação do Diamante Online

28/04/2016 às 11:36 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

As obras de transposição das águas do Rio São Francisco na Paraíba estão quase com 90% concluídas e devem ser entregues até o início do próximo ano, segundo o Ministério da Integração Nacional.

No entanto, com a recessão econômica e a crise política que atravessa o país, o ritmo do trabalho diminuiu e caso se confirme a mudança de governo, com o impeachment da presidente Dilma Rousseff, as obras poderão parar para investigação, para que o próximo presidente dê continuidade.

Considerada uma das maiores do mundo, a obra tem um investimento de R$ 8 bilhões. E efetivamente será a solução para os maiores problemas que nós temos aqui, de segurança hídrica, para dezenas de municípios da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

No Eixo Norte, o canal que liga as cidades de Cabrobó, no Sertão pernambucano, e Monte Horebe, São José de Piranhas e Cajazeiras tem 81 quilômetros. Por esse canal, a água chegará na Paraíba pela barragem de Morros e Boa Vista e seguirá para Caiçara. Até esse ponto falta muito pouco para as obras serem finalizadas.

A parir desse ponto, o canal precisa ser feito para que a água chegue até o açude Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, e em seguida para o açude São Gonçalo e Rio Piranhas, chegando ao estado do Rio Grande do Norte, onde terá outras distribuições.

Caso não haja atrapalho no andamento da obra, as águas do Rio São Francisco poderão chegar em São José de Piranhas até o início de 2017. O município tem o maior complexo da obra da transposição na Paraíba.

Em todo o Nordeste, os eixos Norte e Leste, do projeto de transposição do Rio São Francisco terão cera de 477 quilômetros, atingindo 27 reservatórios, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento e quatro túneis.

Radar Sertanejo

Anúncio full