Menu
Brasil

Novo Acordo Ortográfico é obrigatório a partir de 2016

Regras que alteraram a grafia de algumas palavras entraram em vigor em 2009

Da Redação do Diamante Online

31/10/2016 às 13:57 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Novo Acordo Ortográfico está em uso no Brasil desde 2009, mas a utilização das novas regras passou a ser obrigatória neste ano. Então, que tal se atualizar e entender as mudanças?

Quando usar o hífen?

Uma das regras que costuma gerar mais dúvidas é sobre a utilização do hífen. Por isso, existem algumas dicas básicas: de maneira geral, usa-se hífen sempre antes de uma palavra que começa com “h”, como, por exemplo, super-homem e anti-horário. Outra dica para não errar no uso do hífen é pensar que letras diferentes se atraem, como em “infraestrutura”, e letras iguais se repelem, como “micro-ônibus”.

Como usar o hífen com prefixos?

Com os prefixos “pré”, “pós”, “pro”, “vice”, “ex”, “sem”, “além”, “aquém”, “recém”, usa-se sempre o hífen. Quer ver uma frase de exemplo? “O ex-secretário visitou o pró-reitor recém-empossado pelo vice-governador”. Fácil de lembrar, não? O mesmo vale para “pré-natal” e “pré-vestibular”, que também sempre exigem hífen. 

 

 E quanto aos acentos? O que mudou?

Você lembra do trema, aquelas duas bolinhas que costumávamos usar em cima do U em palavras como “linguiça”? Desde 2009, o trema não existe mais. Se você ainda está usando o acento, está na hora de se atualizar.

Por isso, além de linguiça, palavras como “tranquilo” e “aguenta” também são escritas sem o trema. Outros sinais da Língua Portuguesa também tiveram as regras revisadas.

O acento circunflexo nas palavras “voo” e “enjoo” não existe mais. Isso porque deixaram de existir os acentos circunflexos nos hiatos – uma repetição de vogais que pertencem a sílabas diferentes, como é o caso de enjoo.

E o acento agudo? Ele deixou de ser usado nos ditongos abertos de palavras paroxítonas. Ih, não lembra nada disso? A UNINASSAU explica: o ditongo é o encontro de duas vogais pronunciadas em uma só sílaba, como, por exemplo, ideia (EI é um ditongo). Palavras paroxítonas são as que possuem acentuação na penúltima sílaba.

 Por isso, paranoia, moreia, europeia, centopeia, joia, estreia são palavras que agora são escritas sem acento.

 

 

G1

Anúncio full