Menu
Brasil

Justiça nega recurso da AGU e mantém suspensão de posse de Cristiane Brasil

A posse de Cristiane no cargo estava marcada inicialmente para ocorrer nesta terça-feira (9)

Da Redação do Diamante Online

09/01/2018 às 21:19 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), desembargador André Fontes, declarou-se suspeito por motivo de foro íntimo para decidir sobre o pedido de suspensão de liminar que impede a posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho.

O processo foi redistribuído para o vice-presidente do TRF2, desembargador Guilherme Couto de Castro, que negou o recurso apresentado pela Advocacia Geral da União (AGU) do governo Michel Temer.

A posse de Cristiane no cargo estava marcada inicialmente para ocorrer nesta terça-feira (9) em cerimônia no Palácio do Planalto. No entanto, ontem (8), o juiz Leonardo da Costa Couceiro, titular em exercício da 4ª Vara Federal de Niterói, no Rio de Janeiro, concedeu liminar suspendendo a eficácia do decreto que nomeou a deputada.

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com o recurso contra a suspensão da posse.

A liminar foi concedida em resposta a uma ação popular do Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes. A entidade diz que a nomeação de Cristiane Brasil ofende a moralidade administrativa. Segundo o movimento dos advogados, a deputada "praticou pessoalmente graves violações das leis trabalhistas, flagradas e comprovadas em, pelo menos, duas demandas judiciais.

Depois que seu nome foi anunciado como ministra do Trabalho, surgiram informações de que Cristiane tem dívidas trabalhistas com ex-funcionários. Com base nos argumentos, o juiz decidiu, preliminarmente, que conceder a liminar sem ouvir os réus se justificaria diante da gravidade dos fatos sob análise. Ele destacou ter verificado flagrante desrespeito à Constituição Federal no que se refere à moralidade administrativa, quando se pretende nomear para o cargo de ministro do Trabalho pessoa que já teria sido condenada em reclamações trabalhistas.

Formada em Direito, a carioca Cristiane Brasil Francisco ingressou na carreira política em 2003 e exerceu três mandatos de vereadora da cidade do Rio de Janeiro. Em 2014, foi eleita deputada federal pelo estado.

Brasil 247

Tópicos
Anúncio full