Menu
Brasil

PF intima presidente da Caixa a depor em inquérito que investiga Temer e o setor de portos

Além de Temer, são alvos do inquérito a empresa Rodrimar, que atua no setor portuário, e o ex-deputado e ex-assessor de Temer Rodrigo Rocha Loures, que ficou conhecido como homem da mala da JBS

Da Redação do Diamante Online

05/02/2018 às 11:12 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

 

A Polícia Federal intimou o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, a prestar declarações nesta segunda-feira (5) no inquérito sobre suposto favorecimento de empresas do setor de portos com um decreto assinado pelo presidente Michel Temer.

Segundo ofício obtido pelo blog, o depoimento de Occhi foi marcado para 11h desta segunda-feira. Mas, ao blog, o presidente da Caixa afirma que terá de remarcar o horário pois estará fora de Brasília na parte da manhã.

Ele disse não saber o motivo do depoimento.

Além de Temer, são alvos do inquérito a empresa Rodrimar, que atua no setor portuário, e o ex-deputado e ex-assessor de Temer Rodrigo Rocha Loures, que ficou conhecido como homem da mala da JBS.

Uma investigação interna da Caixa Econômica afirma que Occhi teria sido procurado por Rocha Loures para atender a uma demanda da Rodrimar. A declaração foi dada por Antonio Carlos Ferreira, que deixou a vice-presidência da Caixa há duas semanas por recomendação do Banco Central e do Ministério Público. Outros dois vice-presidentes foram afastados pelo mesmo motivo, suspeitos de irregularidades no banco.

O blog procurou Ferreira, que nega ter cometido irregularidades durante sua gestão na vice-presidência corporativa.

A respeito do caso Rodrimar, ele diz que, em 2017, recebeu uma ligação de Occhi com um pedido de Rocha Loures para que verificasse o andamento de uma operação de crédito da Rodrimar junto à Caixa. Ferreira conta ter procurado a superintendência do banco na baixada santista para obter informações.

Depois, ele diz ter recebido uma ligação de Rocha Loures com um pedido para que recebesse Ricardo Mesquita, diretor da Rodrimar. Ferreira afirma que recebeu o empresário na sede da Caixa, em Brasília.

Perguntado pelo blog se não achou estranho um deputado pedir informações a respeito de uma empresa, junto a uma instituição financeira, Ferreira respondeu que era uma operação de crédito normal e que depois não foi aprovada.

Ele diz não se recordar de quanto era o pedido de crédito.

O presidente da Caixa, Gilberto Occhi, disse ao blog que conhecia Rocha Loures, a quem chamou de muito gentil, mas afirma que nunca lhe foi pedido nada. Não foi comigo.

O inquérito da Rodrimar está no Supremo Tribunal Federal, sob a relatoria do ministro Luís Roberto Barroso.

Por Blog da Andréia Sadi

Tópicos
Anúncio full