Menu
Brasil

Jair Bolsonaro terá de passar por nova cirurgia de grande porte

De acordo com o boletim médico, o candidato à presidência ainda permanece em estado grave.

Da Redação do Diamante Online

10/09/2018 às 16:10 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O hospital Albert Einstein afirmou, em nota divulgada na manhã desta segunda-feira, que o estado de saúde do candidato Jair Bolsonaro (PSL) ainda é grave e ele permanece em terapia intensiva.

O comunicado diz que será necessária nova cirurgia de grande porte posteriormente, a fim de reconstruir o trânsito intestinal e retirar a bolsa de colostomia. A operação já estava prevista.

O boletim médico afirma que, passados quatro dias após o ferimento, o estado do candidato ainda é grave e permanece em terapia intensiva.

O paciente permanece ainda com sonda gástrica aberta e em íleo paralítico (paralisia intestinal), que ocorre habitualmente depois de grandes cirurgias e traumas abdominais. Ontem, havia uma movimentação intestinal ainda incipiente e que persiste do mesmo modo hoje, acrescenta o documento, assinado pelos médicos Antônio Luiz Macedo, cirurgião; Leandro Echenique, clínico e cardiologista; e Miguel Cendoroglo, diretor superintendente do hospital.

O comunicado acrescenta que Bolsonaro permanece recebendo o suporte clínico, cuidado de fisioterapia respiratória e motora, e alimentação exclusivamente parenteral (endovenosa).

No último boletim, divulgado no fim da tarde de domingo (09), foi informado que o candidato tinha leve anemia, em decorrência do sangramento inicial.

Segundo a cúpula do Einstein, os principais riscos que serão monitorados são pneumonia (pois o candidato ficou muito tempo em choque e perdeu cerca de 2 litros de sangue) e infecção (por causa do vazamento de massa fecal na cavidade abdominal).

A previsão de internação é de sete a dez dias. A retomada das atividades só deve ocorrer após 20 dias.

G1.COM

Tópicos
Anúncio full